O município de Tocantínia completou nesta segunda-feira (07), os seus 66 anos de emancipação política, com uma movimentada programação festiva sob o comando do prefeito Manoel Silvino (SD).
A programação começou às 5 da matina, com Alvorada da Polícia Militar. Depois, aconteceu o desfile cívico com os alunos das escolas da cidade, tendo como temática os símbolos de Tocantínia, como o Hino Oficial do Município, o Hino Tradicional Saudade de Tocantínia, a bandeira, o brasão municipal, a palha de buriti e o capim dourado.
À frente do desfile estavam representantes das secretarias municipais, seguido pela apresentação dos alunos dos Colégios Estadual Batista e Cefya Frei Antônio, além da EMEI Tereza Hilário, Escola Municipal Professor Constantino, Escola Municipal Ana Alves de Brito, Escola Municipal Benvindo Sousa Luz, Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Benvindo da Luz e do Centro de Ensino Médio Indígena Xerente Cemix Warã.
Também marcou presença no evento os militares do Tiro de Guerra 11008, que apresentaram uma bela Ordem unida, que é o conjunto harmonioso, cadenciado e equilibrado dos movimentos de marcha. Em seguida, houve o pronunciamento das autoridades no palanque montado na Praça Valperino Gomes de Oliveira.
Universidade da Maturidade
A grande novidade anunciada pela administração municipal durante a programação festiva foi a celebração de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Tocantínia (Semed), a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e a Universidade do Tocantins (UFT), para o funcionamento da UMA (Universidade da Maturidade), no município, par atender a comunidade indígena.
O prefeito Manoel Silvino explicou que a UMA em Tocantínia terá a primeira turma indígena do Brasil, sendo que o início de suas atividades está previsto para fevereiro de 2020 A princípio, a previsão é que sejam atendidos, inicialmente, 30 alunos, sendo que a metodologia a ser adotada nesse projeto educativo será o da *Escutatória*, num processo de valorização da sabedoria akwe Xerente. O bilinguismo Português/Xerente será uma frequente nesse processo de ensino-aprendizagem. Em 2012, a Câmara Municipal de Tocantínia aprovou e o Prefeito Municipal sancionou uma Lei tornando a língua indígena Akwé Xerente, idioma oficial do Município junto com o Português.
Gratidão aos antepassados
O secretário de Educação do município, professor André Goveia, afirmou que a celebração do aniversário de Tocantínia, é momento especial de gratidão aos antepassados pelo suor e sangue derramado para erguer a cidade e ao mesmo tempo um orgulho de expressar nesse dia , principalmente por meio do Desfile Cívico as belezas e riquezas do torrão natal.
Passeio ciclístico
À tarde, sob a organização da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação foi realizada a 1ª Pedalada Rosa em Tocantínia, dentro da programação de aniversário de 66 anos de emancipação política do município.
Os participantes dessa Pedalada Rosa saíram do ponto de poio e percorreram a Rua 31 de Março, depois, a Avenida Goiás, Avenida Nelson Louzeiro, Vila Planalto, Setor Aeroporto, Avenida Brigadeiro Lísias Rodrigues, Avenida Beatriz Silva, Praça Frei Antônio de Ganges e concluíram o percurso na Praça Valperino Gomes de Oliveira.
Mais programação
Também à tarde, aconteceu um Torneio Esportivo. Em outro ponto da cidade a população de Tocantínia e convidados puderam constatar de perto a efervescência da cultura Xerente, apreciando várias apresentações culturais e exposição de artesanato indígena.
A partir 18h30 no palco central aconteceu o show gospel com o cantor Yury Rodrigues, seguido com a realização do culto ecumênico de ação de graças pelos 66 anos de emancipação política do município de Tocantínia.
E finalizando a programação festiva, aconteceu o movimentado show com as bandas Forró Traçado e Som na Vitrola.
Presenças
Estiveram presentes à solenidade de aniversário de 66 anos de emancipação política de Tocantínia, o deputado estadual Vilmar de Oliveira, a secretaria estadual da Educação Esporte e Juventude, Adriana Aguiar, o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa, Tom Lyra, além do prefeito de Aparecida do Rio Negro, Deusimar de Amorim, o vice-prefeito de Lajeado, Gilberto Borges, o coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena – (DSEI/TO), Sebastião de Góes Barros, além da titular da DRE de Miracema do Tocantins, Maria do Socorro e vereadores.