Desabamento aconteceu em escola de Buriti do Tocantins. Crianças terão aula em salas de salão paroquial até reconstrução.
Parte do telhado de uma escola municipal desabou em Buriti do Tocantins, extremo norte do estado. O prédio passou por reformas recentemente e seria reinaugurado na próxima segunda-feira (15), quando começam as aulas.
A Escola Municipal Luiz Gonzaga de Sousa fica no centro da cidade. Ao G1, a prefeita Rúbia Amorim disse que o desabamento aconteceu em apenas uma sala. O acidente foi registrado na madrugada desta sexta-feira (12).
“A escola foi feita há muito tempo e na administração passada foi construído um anexo, onde funciona uma sala de aula. Só que não colocaram ferro nas amarrações e não tem colunas e vigas”, disse.
Conforme a prefeita, foi o teto deste anexo que desabou. Fotos do local enviadas ao G1mostram que a estrutura da sala tem várias rachaduras nos cantos das paredes e entre as janelas.
Conforme a gestora, a reforma recente trocou algumas janelas, colocou cerâmica nas salas e aplicou nova pintura. Ela disse ainda que a entrada da sala foi trocada de lugar e uma área construída, mas a estrutura não suportou.
“Chamamos o engenheiro do município para verificar o que aconteceu. Ele constatou o problema [falta das amarrações]. Quando fizemos a área, os engenheiros não tinham visto isso, que é uma coisa essencial.”
Para não terem o ano letivo comprometido, cerca de 300 alunos do ensino fundamental terão aula em salas do salão paroquial de uma igreja até que a sala seja reconstruída. “Nós vamos pegar o laudo e vamos documentar. Pedi que a obra seja reconstruída o mais rápido possível.”
A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram procurados, mas afirmaram que não registraram essa ocorrência.