Nesta quinta-feira (1) é comemorado o “Dia Mundial de Luta Contra a Aids”. Em Gurupi, a data será lembrada com diversas ações para alertar quanto a necessidade de prevenção da aids e das doenças sexualmente transmissíveis e em solidariedade às pessoas que vivem com a doença.
A mobilização já teve início nesta semana, com agendamento de testes de HIV e seguirá em todas as unidades de Saúde. Nos bares, blitze divertidas vão levar informação com humor e responsabilidade e nas escolas municipais, gincanas vão marcar as informações educativas.
“É de suma importância envolver toda a sociedade, sobretudo, os grupos de riscos” – ressalta o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira.
Jovens
Segundo a secretária da Saúde, Sueli Aguiar, além de promover atividades voltadas para diminuir o preconceito e a discriminação aos soropositivos, a proposta da Secretaria Municipal de Saúde é prevenir a doença e incentivar o diagnóstico precoce do HIV, ampliando a oferta dos testes rápidos – “Estamos fazendo toda essa programação para atrair sobretudo os mais jovens que têm sido o público que teve aumentada a incidência da doença” – justifica a secretária