Decisão judicial suspende lista tríplice para eleição da reitoria e reforça a luta contra a interferência política na Universidade de Gurupi.
Em um passo significativo para a preservação da autonomia universitária, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) concedeu uma liminar que suspende a mudança na Lei Orgânica promovida pela Câmara Municipal, a qual pretendia estabelecer uma lista tríplice para a eleição da reitoria da Universidade de Gurupi (UnirG). A decisão foi celebrada por Cristiano Pisoni, candidato a prefeito de Gurupi pelo PSDB, e sua parceira de chapa, Tatiane Barreto.
Cristiano, que já havia se reunido com a Associação dos Professores Universitários de Gurupi (APUG), elogiou a iniciativa da entidade em lutar pela autonomia da UnirG. “A APUG está de parabéns por lutar pela autonomia da nossa Universidade de Gurupi. Os professores da Instituição e todos que lutam por ela mostram o verdadeiro apreço pela evolução da UnirG e, consequentemente, de todo o nosso município e região”, destacou Cristiano.
Garantindo o progresso sem interferências políticas
Tatiane Barreto, candidata a vice-prefeita ao lado de Cristiano, também comemorou a decisão, que considerou crucial para o progresso sustentável de Gurupi. “O que nós queremos é que Gurupi avance, e tem jeito: a UnirG é uma das potências da nossa cidade. Gera empregos, ciência, forma nossa população, leva serviços importantes para a sociedade e atua diretamente no progresso sustentável de toda a nossa região. Não podemos permitir que a politicagem interfira no que está dando certo. Eu e Cristiano sempre iremos defender essa ideia”, afirmou Tatiane.
Parcerias como caminho para o fortalecimento da UnirG
Ao invés de interferir nos processos internos da Universidade, Tatiane e Cristiano propõem o fortalecimento da UnirG por meio de novas parcerias e maior fomento aos projetos desenvolvidos na instituição. “Quantos projetos a UnirG já tem, que já beneficiam tanto nossa população e nossos universitários? E o quanto ainda podemos fomentar se criarmos estruturas que comportem mais projetos, se dermos para a UnirG as condições necessárias para que ela vá além?”, questionou Cristiano, prometendo apresentar soluções concretas durante a campanha.