Escola Estadual Lacerdino Oliveira Campos foi palco da terceira Consulta Pública do PPA 2024-2027; Governo fará mais sete ações até agosto
A região meio norte do Tocantins, economicamente fortalecida pela agroindústria, comércio e serviços, conta com grande potencial logístico e ouvir a população para direcionar os investimentos do Estado é o objetivo do Governo, que realizou a Consulta Pública em Colinas, nessa sexta-feira, 2.
As cidades que compõe essa região são: Arapoema, Bandeirantes do Tocantins, Bernardo Sayão, Brasilândia do Tocantins, Colinas do Tocantins, Couto de Magalhães, Itapiratins, Itaporã do Tocantins, Juarina, Presidente Kennedy, Palmeirante, Pau d’Arco e Tupiratins. Todos os municípios se organizaram e enviaram representantes para a Consulta Pública, e assim a sociedade civil organizada de toda a região pode escolher as prioridades em cada um dos eixos temáticos. A organização da sociedade é o que faz com que a escuta seja efetiva e represente a vontade de uma região, por isso a importância da participação de todos.
“É pensando no desenvolvimento dessas cidades, seus potenciais econômicos, estruturas e logísticas que a Consulta Pública ouviu as demandas da comunidade; queremos saber quais os desafios do desenvolvimento, para atuar com eficácia onde a população precisa. A sociedade pode contribuir com o desenvolvimento do Estado nos ajudando a direcionar os investimentos públicos que devem ser prioritários”, enfatizou o secretário estadual do Planejamento e Orçamento, Sergislei de Moura.
Resultado da Consulta Pública
A eleição das prioridades do desenvolvimento da região se deu por meio de participação na Plenária Final, logo após as discussões e votações dos desafios por eixo, com a participação de mais de 600 pessoas inscritas. Na Plenária Final a prioridade das prioridades eleita pela sociedade foi a estadualização do Hospital Municipal de Colinas, para atender as demandas de média complexidade da Região de Saúde Cerrado, do eixo Saúde e Bem Estar.
O segundo desafio mais votado foi do eixo Segurança, Assistência Social e Cidadania, que diz sobre modernizar e ampliar a infraestrutura tecnológica, logística, equipamentos, instalações e pessoal adequado das forças de segurança pública e sistema socioeducativo.
Valorizar os profissionais da educação foi a escolha do eixo Educação, Ciência, Tecnologia & Inovação, que teve grande participação da sociedade, professores e agentes da educação.
Melhorar as estradas vicinais foi o desafio eleito no eixo Infraestrutura Econômica e Urbana; no eixo Desenvolvimento Produtivo, Economia Criativa, Emprego e Renda a comunidade elegeu o desafio prestar serviços de assistência e extensão rural para os agricultores do Estado; Capacitar os servidores públicos estaduais e colaboradores de instituições conveniadas foi a escolha do eixo Gestão Pública e Governança; e do eixo Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, a escolha da população foi promover a educação ambiental.