Foi aprovada por unanimidade, na manhã desta terça-feira (16/04), a migração do Sistema de Processo Judicial Eletrônico (e-Proc) utilizado pelo Tribunal de Justiça do Tocantins para uma plataforma unificada.
Conforme a matéria, analisada pelo Tribunal Pleno durante sessão extraordinária administrativa, a partir de agora o TJTO fará parte de um grupo de sete tribunais que utilizam um sistema único e colaboram entre si para o aprimoramento do e-Proc versão unificada.
Implantado no Tocantins em 2011, o sistema e-Proc foi um marco para a Justiça e vem contribuindo de maneira eficaz para a celeridade processual em todo o estado. Contudo, a ferramenta desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e adaptada às necessidades do TJTO, possui novo código fonte e, desta forma, para que o judiciário estadual tenha acesso a todas as melhorias e atualizações do sistema, é preciso fazer a migração para a plataforma unificada criada em 2017. O objetivo é que todos os tribunais que fazem parte do grupo trabalhem em conjunto e contribuam para a constante melhoria do sistema. Atualmente compõem a versão unificada do e-Proc, além do TRF4, o TRF2, TJSC, TJRS e os tribunais de Justiça Militar do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais.
Durante a sessão, a desembargadora Jacqueline Adorno, presidente da Comissão Auxiliar do e-Proc, destacou a importância do investimento e ressaltou que o novo sistema vai promover mais automação às rotinas. “Fiquei maravilhada com o que pode ser feito com a inteligência artificial. O trabalho vai ser aprimorado como um todo”, frisou. “Na versão unificada do e-Proc, vários tribunais estão desenvolvendo soluções para o sistema e para usufruirmos do benefício de estarmos dentro deste sistema, temos que mudar o código fonte”, complementou a magistrada, que fez recentemente uma visita técnica ao TRF4 para conhecer a ferramenta.
Com anuência de todos os desembargadores, o processo de migração foi aprovado e a previsão é de que até o fim do ano o trabalho seja concluído. “Estamos vivendo um momento histórico na área da Tecnologia da Informação. Só temos a ganhar com a implantação deste sistema”, destacou o presidente do TJTO, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto.
Após a aprovação do Pleno, o próximo passo é a assinatura de um convênio com o TRF4 para início da mudança.
SEI
Paralelo à mudança para o e-Proc versão unificada, o Tocantins passará a contar também com uma versão atualizada do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), responsável pelas questões administrativas do Judiciário.