Antecipando o Dia D, dedicado a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, o Sistema Nacional de Emprego (Sine-TO)convida todas as pessoas com deficiência a comparecerem à unidade de Araguaína e fazer para preencher o cadastro antecipado. Diferentemente das edições anteriores que aconteceram em Palmas, dessa vez o Dia D será realizado em Araguaína, no dia 29 de setembro. Além das cidades, todas as outras que possuem núcleos de atendimento do Sine também terão programação alusiva ao dia.
O evento tem como objetivo reunir empresas e trabalhadores com deficiência para promover entrevistas e a possibilidade de contratação. No dia 29 de setembro, os Sine só atenderão as pessoas consideradas com deficiência múltipla, mental, visual, auditiva e ou física, dentro do que estabelece o Ministério do Trabalho e Emprego (TEM).
Ação
A ação é coordenada pelo MTE, através das Superintendências Regionais do Trabalho do Tocantins (SRTT), Sine, e empresas convidadas que contenham 100 ou mais empregados e que são obrigadas a preencherem entre 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência. A inclusão das pessoas com deficiência (PCD) já é realizada em várias unidades do Sine, porém, apesar de toda a sensibilização junto às empresas.
Documentos
Os documentos necessários para o cadastro são Carteira de trabalho, CPF, RG, comprovante de endereço e laudo médico. Quem não tiver laudo médico, no Dia D um médico estará atendendo no Sine de Araguaína.