A 8ª Edição da Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (SICTEG) com o tema “Bicentenário da Independência – 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil” vai acontecer de 26 a 28 de outubro de 2022.
Uma das ações do evento é a submissão gratuita de trabalhos científicos e os interessados em apresentar os trabalhos no evento podem inscrevê-los até o dia 31 de agosto. As submissões ocorrerão exclusivamente por meio do envio e preenchimento dos formulários disponíveis na plataforma: http://sicteg.gurupi.to.gov.br/.
Cada proponente (autor (a) principal) poderá enviar um trabalho científico inédito; cada proposta poderá envolver, além do (a) autor (a) principal, a participação de no máximo 06 (seis) co-autores (as).
A Comissão Científica elegerá os três trabalhos científicos mais bem pontuados de cada área do conhecimento. O edital completo pode ser conferido aqui.
A Presidente da Comissão Científica da 8ª SICTEG, Profª. Dra. Priscila Bezerra de Souza, reforça o convite à participação no evento. “Um dos nossos objetivos é divulgar trabalhos científicos e estimular a participação de jovens pesquisadores, portanto não deixe de se inscrever e enviar seus trabalhos científicos até o dia 31 de agosto”, destaca.
SICTEG
A SICTEG é uma ação alinhada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT/MCTI. A atividade se efetiva a partir da Integração Governo – Academia – Empresas, estratégia diversificada para popularização da Ciência, em abrangência Regional.
O evento gratuito é uma atividade do Programa InovaGurupi, da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Gurupi, Conselho de Gestores de Instituições de Ensino Superior de Gurupi em parceria com o Sebrae, UNITINS e colaboração do Governo Federal, Senac, Sesi e Senai e outras instituições.
A cada ano, a SICTEG é realizada de forma rotativa em uma das três Instituições públicas de Ensino Superior de Gurupi. Esta será realizada na Universidade Federal do Tocantins.
Para a Secretária Municipal de Ciência e Tecnologia de Gurupi, Lady Sakay, a expectativa para esta edição é muito positiva. “A 8 SICTEG volta a ser presencial na UFT e estamos com a expectativa de uma participação significativa. Continuamos com as pautas das Universidades como as atividades científicas, palestras, minicursos, entre outros das IES, a pauta Governo e este ano estamos buscando uma maior participação de empresas e startups que estão com soluções inovadoras de negócios já instaladas”, explana.
A gerente regional Sul Sebrae, Paula Alencar, destaca que a Sicteg é de extrema importância não só para Região Sul, mas também todo o estado considerando o modelo adotado de parcerias entre as entidades, mostrando força para um bem comum: inovação. “O Sebrae tem essa parceria de sucesso, uma vez, que atende a classe empresarial, poder público e comunidade acadêmica, fomentando no evento o empreendedorismo e educação empreendedora”, pontua.