Setas realiza inscrições do Programa Jovem Trabalhador na Agrotins

logo

Conecte conosco

Setas realiza inscrições do Programa Jovem Trabalhador na Agrotins

 Espaço da Setas está localizado em frente ao pavilhão  do Desenvolvimento.

 

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) estará presente na Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins 2023) em um estande para prestar informações e realizar inscrições do projeto Jovem Trabalhador. Os interessados poderão se dirigir ao espaço localizado em frente ao pavilhão do Desenvolvimento de 17 a 20 de maio. A Agrotins é realizada no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, na TO-050, saída para Porto Nacional.

O Programa Jovem Trabalhador foi lançado no início do mês de maio pelo Governo do Tocantins com o objetivo de inserir no mercado de trabalho 3 mil adolescentes e jovens, em situação de vulnerabilidade social, com idade entre 16 e 21 anos, residentes nos 139 municípios tocantinenses .

As inscrições são realizadas pelo site: www.jovemtrabalhadorto.org.br, mas durante a Agrotins os interessados poderão recorrer ao estande da Setas para esclarecer dúvidas e realizar a inscrição com as atendentes presentes.

Até o momento o Programa já recebeu mais de 1640 inscrições e o secretário da Setas, Jonis Calaça, fala sobre a ação na Agrotins: “Estamos muito felizes com o alcance do programa até agora e nosso objetivo é que os muitos alunos de ensino médio que visitam a Feira tenham a oportunidade de conhecer essa importante iniciativa do Governo do Estado que os tem como  alvo”. Explica o gestor.

Projeto Jovem Trabalhador

O projeto Jovem Trabalhador busca oportunizar a qualificação profissional de adolescentes e jovens para o primeiro emprego formal remunerado, garantindo o direito à educação e ao trabalho, em conformidade com a Consolidação das Leis Trabalhistas, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei da Aprendizagem (Lei nº 10.097/2000).

Os jovens assinarão um contrato de trabalho formal, que pode ter duração de até 24 meses e, além do salário mínimo de hora trabalhada, receberão uniforme, crachá, vale-transporte (quando houver necessidade), 13° salário, seguro de vida, férias e atendimento psicossocial e psicopedagógico.

O público-alvo do programa engloba jovens em situação de risco social ou pessoal por situação de trabalho infantil, medida socioeducativa, acolhimento institucional e/ou deficiência, entre 16 e 21 anos. Considerando as particularidades do Estado, estão incluídos como prioridades na contratação jovens indígenas, quilombolas, ribeirinhos e da zona rural.

 

Critério de seleção

Para participar do programa Jovem Trabalhador é necessário ter entre 16 e 21 anos e 11 meses e estar cursando o ensino fundamental ou médio (ou já ter concluído o ensino médio) na rede pública ou ser bolsista 100% na rede particular. A renda familiar do candidato deve ser de até dois salários mínimos nacional ou meio salário mínimo per capita, e a família deve estar preferencialmente inscrita em Programas Sociais do Governo.

 

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA