O Sesc Tocantins divulga os resultados finais dos editais de Artes Visuais do Sesc para ocupação do Galeria de Artes do Centro de Atividades de Gurupi, Galeria de Artes do Centro de Atividades de Palmas e do Projeto Arte ao Cubo para o ano de 2023.
A Comissão de seleção foi formada pelos curadores Vone Petson Pereira Branquinho (TO) – Presidente, Paulo Aurélio Pereira da Costa (PB) – 1º Membro, e Amanda Mauricio Pereira Leite (TO) – 2º Membro, com o objetivo de selecionar e premiar as exposições dentre as propostas habilitadas na análise documental.
CONCURSO Nº 22/01.00005-CS: GALERIA DE ARTES DO CENTRO DE ATIVIDADES DE GURUPI Foram 20 inscrições, 19 propostas homologadas e 05 propostas selecionadas.
Selecionados:
Abimael Júnior Souza Santos / Corpo Queer;
Danillo Brian Dias Castro / Psicosfera 2;
Gabriel Oliveira Cassimiro / Natureza ilustrada pelas mãos de quem a vive;
Mozileide Neri Barbosa / Quando todas as cores se equilibram;
Thaise Luciane Nardim / (não) é amor, é…
Suplente:
Emerson da Silva / “Urucum: Sagrado Vermelho”.
CONCURSO Nº 22/01.00003-CS: GALERIA SESC DE ARTES – CENTRO DE ATIVIDADES DE PALMAS.
Foram 17 inscrições, 15 propostas homologadas, 07 propostas selecionadas
Selecionados:
Emilliano Alves de Freitas Nogueira / Mas quando a gente é menino parece que as coisas nunca saem como a gente quer;
Joao Pedro Farias Monteiro / Joao Pedro Farias Monteiro;
Marden Cardoso Sousa / Barracas;
Marina Teixeira de Souza Boaventura / Arte e Alquimia
Rafael Vilarouca Peixoto Correia / Quando o passado for presente lembra-se de mim no futuro;
Romário Santos Oliveira / romA;
Ruy Cézar Campos / Infraestruturalizar a Cachoeirada;
Suplente:
Emerson da Silva / Morada da Inocência: Entre a tristeza e a alegria
CONCURSO N° 22/01.00004-CS: PROJETO ARTE AO CUBO
Foram 15 inscrições, 12 propostas homologadas, 04 propostas selecionadas
Selecionados:
Adriano Alves da Silva / Animal silvestre não é produto
Igor Moreno da Silva / Apirajás: um povo brasileiro
Pierre Souza Fonseca / Sinfonia Arte Urbana Interativa
Timóteo Lucas Lopes Brandão / Retratos do Invisível
Suplente:
Gilberto Mariano / Terra Pindoramica
Sobre os curadores:
Amanda Leite é fotógrafa, artista visual e curadora independente. Atua como pesquisadora e professora na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Explora vestígios e rastros em paisagens fabuladas investigando outros modos de ver e de pensar a fotografia contemporânea. Neste movimento, a noção de fotografia expandida interessa, por isso, usa de diferentes técnicas, dispositivos e suportes de modo a explorar processos criativos experimentais. É uma das ativadoras da @Casa_Clic, um espaço de arte e cultura na cidade de Palmas/TO.
Paulo Aurélio Pereira da Costa é artista visual, artesão, produtor cultural e curador. Natural de João Pessoa – PB, cidade onde vive e trabalha. Formado em Educação Artística – Habilitação em Artes Plásticas – UFPB. Coordenador Cultura e de Artes Visuais no SESC-PB. Atuando como curador e organizador de exposições desde 2007. Equilibra sua atuação de artista e de articulador cultural com expressões contemporâneas. Utiliza-se da materialidade para fazer pinturas, esculturas, papietagem, assemblage e instalações em ambientes.
Vone Petson nasceu em Porto Nacional, Tocantins, Brasil. Vive e trabalha em Palmas, Tocantins. É artista visual e exerce a curadoria há 14 anos. Pós-graduado em Museografia e Patrimônio Histórico. Graduado em História e Filosofia. Presta serviços no Sesc no Tocantins como curador, gestão e produção em Artes Visuais. Criador da Casa Visual Galeria e é membro fundador do NUGRATO – Núcleo de Gravura do Tocantins.
Sobre o Sesc
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.