logo

Sesc Tocantins distribuirá kit com caderno de atividades para idosos do Grupo Vida Ativa

Como forma de oportunizar a garantia da saúde mental dos idosos que participam do Grupo Sesc Vida Ativa de Palmas – nesses tempos de isolamento social, devido a pandemia da Covid-19 – o Sesc Tocantins, por meio da Assistência Social, estará distribuindo cerca de 100 kits contendo um caderno de atividades para a memória junto aos integrantes, tanto do Centro de Atividades, que fica na 502 Norte, quanto do Tênis Sesc, do Jardim Aureny III.

A ação irá envolver cerca de 150 idosos e as entregas acontecerão a partir do dia 10 de agosto nas unidades, por agendamento via telefone ou e-mail, ou, conforme o caso, a ser entregue na residência do (a) idoso (a). Informações pelos telefones (63) 3212- 9932 e 3216-8901.

Intitulado Caderno de Atividades da Memória – Trabalho Social com Idosos, Volume I, tem como tema a Cidadania. Recheado de atividades, contem caça-palavras, cruzadinhas, jogos adedonhas (jogos de conhecimentos gerais), labirintos, e vários exercícios, entre outras. Nele, os temas centrais e pontuais que permeiam a vida dos idosos também estão lá, como a pandemia, a desigualdade social, os direitos da pessoa idosa, o envelhecimento ativo, a acessibilidade, a autonomia e a independência, e a violência contra a pessoa idosa. Tudo com textos breves e fáceis de interpretação.

Contendo 54 páginas, o caderno tem a capa e contracapa coloridas e o interior em preto e branco. Vale destacar que nesses tempos de pandemia, a sua versão digital será enviada para aqueles idosos que preferirem, para que baixem, imprimam e o utilizem em suas casas.

Junto com o caderno de atividades, cada idoso irá receber também um kit contendo uma coleção de lápis de cor, um apontador, um lápis preto e uma borracha.

Para Alcides Gomes dos Reis, 65 anos, e que há cerca de um ano participa do Sesc Vida Ativa no Centro de Atividades da 502 Norte, o caderno de atividades veio em boa hora. “Isso serve exatamente como material para uma descontração nossa, que já estamos parados por um determinado período, e essa vagância nos traz determinadas preocupações. Entendo que, tendo esse material em mãos, a gente vai conseguir se distrair e viver uma vida mais tranquila”, afirmou.

De acordo com a Assistente Social do Sesc Tocantins, Ana Clara Azevedo Gomes, o objetivo da distribuição desse caderno é o de “promover a socialização e a reconstrução da autoestima do idoso nesse momento de distanciamento social. A nossa intenção é também de distribuir depois esses cadernos junto aos idosos do Grupo Sesc Vida Ativa de Porto Nacional e de Paraíso do Tocantins”, disse.

Trabalho Social com Idosos (TSI)

O Trabalho Social com Idosos é realizado pelo Sesc Tocantins há mais de 10 anos, com ações educativas e recreativas que favorecem o resgate do valor social do idoso – enquanto cidadão – por meio do incentivo à socialização, promoção da reconstrução de sua imagem e autoestima. O Grupo Sesc Vida Ativa é composto por pessoas de ambos os sexos com idade acima de 60 anos. Anualmente, são oferecidos aos idosos, oficinas, palestras, passeios, viagens, bailes, atividades físicas e eventos para festejar datas comemorativas. São mais de 800 idosos cadastrados no Tocantins.

Sobre o Sesc

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.