A unidade deverá entrar em uma nova etapa do Programa, na primeira quinzena de maio
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizou reunião com equipes de coordenadores do Hospital Regional de Araguaína (HRA), para realinhamento do projeto Lean, em parceria com o Hospital Sírio-Libanês (HSL). A nova etapa do Programa de apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) deverá ser assinada nas próximas semanas.
“Para a assinatura iremos contar com a presença do secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto. E essa reunião de hoje é muito importante para o realinhamento das atividades que são realizadas na unidade, principalmente da regulação dos atendimentos”, destacou a diretora-geral do HRA, Cristiane Uchoa.
O gestor público da SES-TO, Victor Ferreira Diniz, disse que estão realizando uma pactuação das metas, do termo de compromisso, da contratualização com o projeto PROADI-SUS. “Já está em funcionamento há dois anos, mas estas reuniões com a equipe da unidade hospitalar é para poder visualizar a questão das metas, da estrutura, da capacidade que o hospital tem para poder realizar atendimento dos pacientes na região, na parte ambulatorial e de cirurgias eletivas, consultas e exames. E nisso, essas metas vão definir esse quantitativo de atendimentos que vamos realizar com os pacientes de toda a região, que são mais de 60 municípios”.
“Essa reorganização é muito importante porque é uma nova visão, olhando para a necessidade da população, das consultas e exames e a realidade do hospital, para podermos realmente ofertar aquilo que a população necessita, verificar as vagas, para poder atender as demandas da melhor forma possível; Então precisa desse movimento de tempos em tempos, para poder reorganizar o sistema de acordo com a necessidade da população”, destacou a coordenadora da Regulação/HRA, Andreia Teixeira.
Projeto Lean
Projeto do Ministério da Saúde (MS), o Lean funciona no Hospital Regional de Araguaína (HRA) desde dezembro de 2022. Na primeira etapa contou com consultoria dos hospitais Beneficência Portuguesa (BP), Moinhos de Vento e Sírio Libanês, por meio do Programa de apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). Nesta etapa, os multiplicadores do projeto na unidade, dão continuidade às ações, com o objetivo principal de reduzir as superlotações nas urgências e emergências.