Durante o encontro os gestores apresentaram as possíveis mudanças para o serviço do SUS, na região
Para manter ativo o propósito de ampliação do atendimento integrado dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) reuniu-se na terça-feira, 06, com secretários municipais de Saúde e prefeito da Região de Saúde Cantão, para debater a continuidade do Programa Estadual de Incentivo às Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas nos Hospitais de Pequeno Porte, no Vale do Araguaia.
O encontro foi realizado na sede da Pasta e contou com a participação dos representantes dos municípios de Marianópolis, Monte Santo, Nova Rosalândia, Oliveira de Fátima, Paraíso, Pium e Pugmil e Superintendências de Políticas de Atenção de Saúde (SPAS) e Gestão e Acompanhamento Estratégico (SGAE).
O gestor da Pasta, Carlos Felinto relembrou que “essa parceria realizada entre o Governo do Tocantins e os municípios do Vale do Araguaia tem sido importantíssima para os serviços de saúde do SUS tocantinense, pois tivemos como primeiros resultados nos dois primeiros anos de execução, a realização de mais de seis mil cirurgias, ou seja, mais de seis mil pessoas atendidas dentro da sua localidade, com mais conforto, segurança e bem-estar”.
Para o prefeito de Marianópolis e presidente do Vale do Araguaia, Isaías Piagem, “precisamos frisar que essa proximidade do Governo do Tocantins com os secretários de saúde e prefeitos para o encontro das melhores soluções na saúde tocantinense, fortalece a importância da descentralização. A expectativa para esse ano é que dobremos os números dos procedimentos cirúrgicos de uma forma totalmente mais descentralizada e organizada”.
“Essa reunião realizada aqui hoje faz parte da agenda de governança entre a SES-TO e os gestores municipais, a respeito da continuidade do programa de cirurgias eletivas, que tem como aporte principal, o financiamento exclusivo do Estado para o fomento das cirurgias eletivas na rede municipal. Aqui discutimos os procedimentos e custos necessários para esses hospitais de pequeno porte atuarem, fomentando assim mais cirurgias eletivas, mais procedimentos e assim zeramos a fila”, disse a superintendente de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Luiza Regina Dias Noleto.
O secretário de saúde de Cristalândia, Jairo Carvalho, comentou que “é de suma importância essa reunião que tivemos aqui para o alinhamento das novas metas e as novas métricas de atendimento às cirurgias eletivas. Eu agradeço a parceria do Estado do Tocantins por nos ouvir e dar essa oportunidade de 14 municípios da região do Vale serem atendidos. Vamos continuar e atender mais pessoas”!
“O ponto positivo que colhemos hoje durante essa reunião é que os gestores municipais estão cada vez mais se apropriando da importância dos sistemas de informação, se apropriando de qualificar as suas equipes e se apropriando da necessidade de atender a comunidade lá no seu município. O próximo passo é fazer os pequenos ajustes para atendermos logo quem tanto precisa a população tocantinense”, disse o superintendente da SPAS, Robson José da Silva.
O Programa
O Programa Estadual de Incentivo às Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas nos Hospitais de Pequeno Porte prevê a ampliação da oferta de cirurgias eletivas de média complexidade, viabilizando cuidados à saúde de forma regionalizada e acesso ao atendimento especializado.