Curso busca ampliar o conhecimento dos profissionais que atuam na vigilância em saúde
Para melhorar a capacidade de detecção, resposta e comunicação sobre possíveis surtos na saúde pública, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) realiza entre os dias 11 e 15 de setembro, a segunda oficina de qualificação do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (Episus). O curso é uma modalidade de treinamento em serviço, com predominância nas atividades práticas do raciocínio epidemiológico, análise de dados, detecção e resposta aos eventos de saúde pública, além da comunicação em saúde.
A responsável técnica do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) da SES-TO, Arlete Lopes Otoni, comentou sobre como essa fase do treinamento está servindo para refletir aos profissionais sobre a importância do processo de trabalho deles no dia a dia. “Essa oficina que estamos ofertando durante essa semana, está focando principalmente na parte prática da vigilância, que é a detecção, monitoramento e investigação de casos, que terão como resultados o controle das doenças e da transmissibilidade da doença. A conclusão do treinamento acontece em outubro e nos próximos anos, levaremos a execução desse trabalho para a qualificação das equipes de vigilância municipal”.
A diretora de Vigilância das Doenças Transmissíveis e não Transmissíveis da SES-TO, Gisele Silva Carvalho Luz, relatou sobre a relevância que o curso trará para os profissionais da Pasta. “Esse curso é muito relevante, pois promove a qualificação profissional para o trabalho da epidemiologia de campo, que é um importante instrumento para enfrentamento de emergências no âmbito da saúde pública”.
“O curso Episus fundamental está nos proporcionando desenvolver competências em epidemiologia e vigilância em saúde, aprimorando nossas habilidades profissionais em situação de surtos, epidemias, desastres e outras ameaças à saúde pública. Com isto, conseguiremos planejar ações mais adequadas para prevenção e controle destas doenças e agravos”, disse a técnica da Gerência de Doenças Transmissíveis da SES-TO, Márcia Faria Silva.
“O Episus fundamental é um curso com foco na epidemiologia básica, com atividades presenciais, intercalados com trabalhos de campo. Tem sido enriquecedor essa experiência e aprimorador para o meu processo de trabalho participar desse curso, que está abrangendo todas as etapas do ciclo de vigilância em saúde. Estamos saindo fora das caixinhas, setorizadas e apreendendo sobre a interdisciplinaridade da Vigilância, relatou a gerente de imunização da SES, Diandra Rocha.
Episus
O projeto tem o objetivo de fortalecer o Sistema Nacional de Vigilância em Saúde, por meio da capacitação de profissionais que atuam na área da vigilância em saúde do SUS, visando melhorar a capacidade de detecção, resposta e comunicação de problemas de saúde pública. O programa é de responsabilidade da Coordenação de Gestão de Risco das Emergências em Saúde Pública, do Departamento de Emergências em Saúde Pública, da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, do Ministério da Saúde.