Servidores da Saúde são capacitados sobre instauração de tomada de contas especial

logo

Conecte conosco

Servidores da Saúde são capacitados sobre instauração de tomada de contas especial

Servidores da Secretaria de Estado da Saúde participaram nesta quarta-feira, 25, de capacitação sobre Tomada de Contas Especial oferecida pela Controladoria Geral do Estado (CGE), em Palmas. A capacitação foi oferecida a técnicos da Superintendência de Assuntos Jurídicos e da Diretoria de Engenharia e Arquitetura.

A tomada de contas especial é um procedimento de apuração de possíveis desvios de recursos públicos. Na capacitação, os participantes foram orientados sobre como o processo deve ser instaurado, quais as peças que o compõem e quais formalidades devem ser seguidas para que o processo de investigação seja aceito pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Na ocasião, o superintendente de Gestão de Ações de Controle Interno da Controladoria Geral, Sharlles Fernando Bezerra Lima, esclareceu que a CGE já realiza a verificação dos processos montados por outros órgãos para conferência de normas de auditoria e apresentou estudo de caso para demonstrar aos participantes como o Tribunal realiza o julgamento de uma tomada de contas especial. “É um procedimento específico e regulamentado pelo Tribunal de Contas do Estado, por isso a Controladoria fez um manual baseado na norma do tribunal para orientação. Na capacitação, fizemos a demonstração para embasar como é importante o conhecimento da norma, por isso mostramos como embasar o procedimento e o que é preciso observar para fazer dentro do que é exigido”, completou o superintendente.

“A ideia é capacitar e disseminar o assunto para outras áreas da secretaria. Os participantes da capacitação vão ser multiplicadores para mais setores, porque como a CGE nos orientou é necessário pessoas de outras áreas, principalmente da área administrativa, da área de compras e outras áreas, dependendo da natureza específica de cada processo”, esclareceu a diretora de Contratos e Convênios da Saúde, Shirley Barros de Sousa.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA