O Selo visa reconhecer o mérito de educadores pela contribuição dada à melhoria da qualidade da educação básica
Mais de 740 inscrições de profissionais de escolas estaduais e municipais foram feitas no Selo Quem Educa, Faz!, uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), que visa valorizar as pessoas que fazem a diferença na educação pública. As inscrições ainda podem ser feitas no site da Seduc.
São duas categorias para inscrição. A primeira categoria é Indicadores de Qualidade/Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb), que abrange as subcategorias: Diretorias Regionais de Educação (DRE); escolas estaduais; Secretarias Municipais de Educação/escolas municipais; professores de Língua Portuguesa e/ou Matemática de 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.
Já a segunda categoria contempla os projetos pedagógicos das seguintes subcategorias: professores da Educação Infantil; professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental; professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; professores do Ensino Médio; iniciativas pedagógicas – para servidores que atuam nas escolas, nas Diretorias Regionais de Educação e nas Secretarias Municipais de Educação.
Para a primeira categoria, as inscrições vão até o dia 15 de maio, e para a segunda até 9 de agosto.
Projetos
As iniciativas inscritas no Selo são diversas e abordam diferentes temáticas. O Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday, de Palmas, por exemplo, inscreveu cinco projetos. Um deles é o projeto Orientação Espacial, cujo objetivo é conhecer e apresentar o plano diretor da cidade, estudar sobre localização, significado de siglas, rosa dos ventos, e promover a aprendizagem de forma lúdica, como explica a coordenadora pedagógica, Luiza Rodrigues de Souza Brasileiro.
“O projeto Orientação Espacial desenvolve as competências de oralidade e pesquisa, além de valorizar o estudo coletivo e individual. Os estudantes constroem maquetes para exposição e, assim, aprendem de forma divertida. Todos os projetos inscritos estão focados na melhoria dos índices educacionais”, finalizou a coordenadora.
Quem Educa, Faz!
O Selo Quem Educa, Faz! foi lançado pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) para reconhecer o mérito de educadores pela contribuição dada à melhoria da qualidade da educação básica, por meio do desenvolvimento de experiências pedagógicas e de apoio às práticas bem-sucedidas.