Há casos em que mesmo posto foi invadido mais de uma vez, diz Secretaria. Funcionários e pacientes estão assustados com onda de violência.
Apenas este ano, seis Unidades de Pronto Atendimento já foram alvo de criminosos em Araguaína, no norte do Tocantins. A informação é da Secretaria de Saúde da cidade. Houve casos em que a mesma unidade foi invadida mais de uma vez. Na manhã desta quinta-feira (25), outro posto foi atacado, este no setor São Miguel.
Pacientes e funcionários estão assustados com a onda de violência. Uma funcionária que preferiu não se identificar contou que nos últimos dias de trabalho tem sentido medo. “Trabalhamos oito horas por dia com temor constante, achando que a próxima pessoa que vai entrar pela porta vai nos assaltar.”
A ação costuma ter características parecidas. Os criminosos chegam em uma motocicleta, entram nas unidades com capacete na cabeça e armados. “A gente tinha câmeras, mas foram retiradas e não tem guarda durante o dia”, afirma a funcionária que preferiu não se identificar.
Sobre a falta de vigilância nas unidades, a Secretaria de Saúde de Araguaína disse que há o projeto de um sistema a ser instalado na porta das unidades, mas não disse quando isso vai acontecer.
A Polícia Militar informou que tem feito um trabalho ostensivo, 24h por dia, mas não disse o que será feito com relação as unidades de saúde especificamente. A Secretaria de Segurança Pública também foi procurada para falar sobre a investigação dos casos que foram registrados, mas não enviou resposta.