Segurança Pública do Tocantins lança aplicativo e moderniza atendimento da Ouvidoria ao cidadão

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Segurança Pública do Tocantins lança aplicativo e moderniza atendimento da Ouvidoria ao cidadão

Aplicativo já está disponível para os sistemas operacionais Android

Disponível para os sistemas operacionais Android, o aplicativo “Fale com a Ouvidoria SSP-TO” já pode ser baixado pelos cidadãos tocantinenses de norte a sul do Estado. O aplicativo foi lançado na tarde dessa quinta-feira, 8, em solenidade no Palácio Araguaia, realizada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-TO).

Por meio do aplicativo é possível fazer denúncias, reclamações, elogios e sugestões, inclusive de forma anônima, se o cidadão assim preferir. Todas as funcionalidades foram apresentadas pelo assessor de Tecnologia da Informação da SSP-TO, Rodrigo Barbosa, responsável pelo desenvolvimento da ferramenta. “Percebemos que a Ouvidoria é muito importante, mas não era aproveitada como poderia ser. Então o App tem o objetivo de ampliar o atendimento da Ouvidoria, modernizar esse atendimento e ser pioneiro na área”, destacou Rodrigo.

“Pensamos na construção desse aplicativo. Começamos uma caminhada, num período de cerca de três meses. Foi um trabalho incansável. Diante desse esforço foi construído esse aplicativo e agora está sendo entregue para a sociedade tocantinense”, complementou o ouvidor da SSP-TO, Nelson Tavares, informando que a demanda anual da Ouvidoria é de cerca de 700 atendimentos. “Após o aplicativo, tenho certeza que esse atendimento, disponível 24 horas, vai aumentar ainda mais”, ressaltou.

O secretário da Segurança Pública, Wlademir Costa, falou dos benefícios dessa ferramenta para o Tocantins. “Quem ganha é a sociedade. Isso permite que o cidadão de Talismã à Esperantina consiga se comunicar com a Ouvidoria. Esse é o pontapé para que a Ouvidoria chegue a todo o Estado do Tocantins. Nosso produto final não se exaure em si mesmo, ele se exaure na satisfação da sociedade. Não pensem em si, pensem nas pessoas. Quem precisa do nosso serviço é o cidadão”, ressaltou.

O secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado, Senivan Arruda, prestigiou o lançamento e destacou a importância de um órgão de segurança pública disponibilizar essa ferramenta. “A gente vê aqui um órgão de segurança pública com responsabilidade com a comunidade. O controle social é uma prioridade da gestão do governador Wanderlei Barbosa. A SSP tem avançado muito nesse sentido e essa é uma forma de devolver ao cidadão todo o investimento que ele faz ao Estado. Espero que essa ferramenta seja estendida para todo o estado do Tocantins e até para fora”, destacou.

 

Primeira Ouvidora

Na oportunidade, a primeira ouvidora da SSP, Ceila Maria Melo Mendonça, falou das dificuldades para implantação da Ouvidoria e da felicidade em ver sua evolução ao longo dos anos. “Hoje é um dia de alegria. Quando assumi a Ouvidoria enfrentamos muitas dificuldades. Não tínhamos muito conhecimento sobre o assunto. Procurei me inteirar sobre tudo, porque as pessoas confundiam com a Corregedoria. Hoje estou vendo que a Ouvidoria progrediu com os meus sucessores. É um dia histórico, estamos com essa ferramenta impecável que vai contribuir muito para a melhoria do nosso atendimento”, destacou.

O lançamento do aplicativo “Fale com a Ouvidoria SSP-TO” contou com as presenças do secretário executivo da SSP-TO, Reginaldo de Menezes; do delegado-geral da Polícia Civil, Claudemir Luiz Ferreira; representando o ouvidor do Ministério Público do Tocantins, Márcio Bignotti, a diretora da Escola Superior do MPTO, Cínthia de Paula; da superintendente de Segurança Integrada (SSI), Fátima Holanda; da superintendente de Polícia Científica, Aldênis Cavalcante; da diretora do Instituto de Identificação, Naídes César; do diretor do Centro Integrado de Operações Aéreas – Tocantins (Ciopaer), Major Gustavo Bolentini; do diretor do Sistema Integrado de Operações (SIOP), Coronel Álon Amaral; delegados e demais servidores da SSP-TO.

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