Além disso, o Município do Sul do Estado ficou em sexto na classificação nacional e em segundo entre os Municípios da região Norte do Brasil
Talismã é o município do Tocantins que mais investiu no fortalecimento da Atenção Primária, aponta os dados Ministério da Saúde, divulgados em reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), ocorrida dia 24 de junho, em Brasília. Na ocasião, representantes de três dessas cidades receberam o certificado de reconhecimento das mãos do ministro Marcelo Queiroga.
Talismã se destaca ainda pela sexta posição no ranking nacional de Municípios que fortaleceram a Atenção Primária, e em segundo entre as cidades da região Norte do Brasil. Mais 11 municípios do Tocantins também receberão o reconhecimento, num universo de 225 municípios reconhecidos pelo Ministério da Saúde nesse quesito. As certificações dos municípios serão encaminhadas pelos Correios às secretarias municipais de saúde.
“Para nós é uma grande vitória esse reconhecimento, que legitima os esforços da gestão municipal, em especial os gestores e servidores da Saúde, que diuturnamente trabalham para prestar o máximo de excelência e qualidade aos atendimentos para quem mais precisa”, disse o prefeito de Talismã, Diogo Borges, que também é presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM).
A certificação do Ministério da Saúde é dada as gestões que atingiram resultados acima de sete nos indicadores de desempenho. Dentre os critérios estão: consultas de pré-natal; atendimento odontológico na gestão; realização de exames para sífilis e HIV em gestantes; cobertura de exame citopatológico; vacinação contra poliomielite inatividade e de pentavalente; acompanhamento de pessoas hipertensas; e solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.
Segundo o Ministério da Saúde, o certificado é o reconhecimento do esforço dos profissionais de saúde em todo o país que, mesmo em face de uma emergência sanitária de caráter mundial, prioriza o papel da APS como porta de entrada no sistema de saúde.
Além de Talismã, foram certificados os seguintes municípios tocantinenses: Alvorada, Barrolândia, Cariri do Tocantins, Caseara, Chapada de Areia, Divinópolis do Tocantins, Goianorte, Itapiratins, Novo Alegre, Porto Alegre do Tocantins e Sítio Novo do Tocantins.