A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) realiza o I Seminário de Líderes Educacionais do Tocantins com a participação de 500 educadores, entre diretores das 449 escolas estaduais e técnicos da Seduc.
É um momento de troca de experiências e de renovar os conhecimentos sobre gestão de pessoas e boas práticas educacionais. A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, e o secretário Executivo, Robson Vila Nova, estão acompanhando todas as atividades.
O seminário acontece nos dias 19 e 20, no Auditório da Escola Estadual de Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas. Para recepcionar os gestores escolares, um grupo de alunos da Escola Estadual Frederico Pedreira, de Palmas, apresentou o Guarda-Chuva Amarelo, um projeto premiado, que é realizado por estudantes, com a oferta de alternativas para ajudar os jovens a se sentirem motivados e melhorar a autoestima.
O educador Leandro de Souza Vieira, diretor de Gestão da Educação Básica, foi o primeiro palestrante do dia, ele abordou o tema Gestão que inspira. Leandro contou que, no Tocantins, encontrou uma gestora escolar que lhe inspirou muito, Ana Lúcia Lucca, diretora do Colégio Tocantins, de Miracema.
Leandro destacou o papel do gestor que inspira. “O diretor escolar deve conhecer as pessoas que fazem parte de sua equipe, deve desenvolver habilidades e comemorar resultados”, acrescentou. Ele explicou que os gestores escolares precisam ser referência emocional, psicológica e de apoio. “Precisamos de alguém que nos oriente, que nos dê um oi, que nos dê um abraço. Precisamos fazer juntos”, frisou.
Leandro falou da motivação, do monitoramento e da necessidade de a equipe gestora caminhar com os demais servidores da escola para que o resultado das transformações aconteça de forma coletiva.
A segunda palestrante do dia, a professora Leda Maria Tomazi Fagundes abordou o tema Escuta na Liderança, ou seja, escuta ativa, uma técnica importante para manter o diálogo e o bom relacionamento nos locais de trabalho, principalmente, na unidade escolar. Leda explicou que a escuta ativa representa uma forma de melhorar o desempenho da equipe e reduzir os conflitos presentes. “É preciso se preparar para ouvir, escolher um local e prestar atenção no que o outro está falando”, frisou.
Leda citou algumas características importantes relacionadas ao temperamento para se conhecer as lideranças, gestores e professores e saber lidar com as diferenças na gestão de pessoas. “É preciso conhecer os temperamentos dos nossos profissionais e prestar mais atenção”, frisou.
A secretária Adriana Aguiar explicou aos gestores que toda a programação do seminário foi planejada para proporcionar momentos de troca de experiências entre os gestores das diferentes escolas e técnicos da Seduc. “Este momento foi pensado para que o gestor saia motivado, empoderado, faça uma autoavaliação para que inicie o ano letivo de 2020 com novas ideias e estratégias”, explicou. O seminário tem como objetivo principal o alinhamento de ações para fortalecer o conjunto de atividades que norteiam as práticas educacionais, respeitando as especificidades de escolas e comunidades nas quais estão inseridas.
Conhecer outras realidades
A gestora Maria Otacília Oliveira, do Colégio Estadual Fulgêncio Nunes, da Comunidade Quilombola de Chapada de Natividade, ressaltou a importância do evento. “Este seminário tem uma abrangência grande e, aqui, estamos aprendendo mais, conhecendo diretores escolares das diferentes regiões do Tocantins. Está sendo uma excelente troca de experiências”, destacou. O Colégio Estadual Fulgêncio Nunes conta com 390 estudantes.
O diretor Ademir Kuriseri Javaé, da Escola Estadual Indígena Temanaré, de Formoso do Araguaia, uma instituição de ensino que conta com 102 estudantes, destacou as aprendizagens. “Estar aqui é uma ótima oportunidade para adquirir mais aprendizagem, principalmente sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e poder conversar com outros gestores”, ponderou.