As equipes gestoras das Escolas em Tempo Integral do Estado participam entre os dias 10 e 12 de janeiro, em Palmas, de uma Formação Introdutória que abordará o modelo de gestão e técnicas de liderança. O encontro acontece das 8h às 17h, na Unicet e visa preparar os gestores para o início do ano letivo, nas metodologias de êxito do modelo de gestão da Escola Jovem em Ação.
A formação será conduzida pelas consultoras Ruani Cordeiro e Raquel Mello do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), parceiro da Pasta. Este ano, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) estendeu o Programa Escola Jovem em Ação para as escolas estaduais Custódia Pedreira da Silva, em Porto Nacional e Nova Escola de Tempo Integral, em Palmas.
Para alcançar melhores resultados e ampliar a aprendizagem dos estudantes, foi aprovada uma mudança na estrutura curricular das 24 escolas em tempo integral de 6º ao 9º ano do ensino fundamental padronizando a metodologia dessa modalidade de ensino.
De acordo com Maristélia Alves Santos, coordenadora do Programa Escola Jovem em Ação, é importante o encontro das equipes. “Nestes dias faremos com os gestores alinhamento das ações e metas a serem executadas durante o ano letivo. Também será um momento oportuno para troca de experiências e renovação das energias para início das atividades do ano letivo de 2018”, destacou.
Cronograma
No dia 10, serão Introduzidos os Critérios, suas Bases Teóricas e Metodológicas da Escola da Escolha (escola da escolha tá muito confuso, existe a possibilidade de usar sinônimos); no dia 11 de janeiro será abordado sobre a Tecnologia De Gestão Educacional, e o dia 12, será voltado para o estudo dos primeiros 100 dias da Escola, que trabalhará o Projeto de Vida; Disciplinas eletivas; Práticas experimentais; Estudo Orientado; Clube de protagonismo; Avaliação semanal.
Além dos profissionais das unidades, o representante de cada regional responsável participa da formação.