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Seduc promove formação para educadores que atuam na Escola Jovem em Ação

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) promove uma formação de aprofundamento sobre o projeto de vida, na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas. Participam da formação professores que atuam com os projetos de vida, coordenadores pedagógicos e técnicos da Diretoria Regional de Educação de Palmas. A formação está sendo realizada nos dias 11 e 12.

O projeto de vida é um plano traçado, tendo como base os sonhos, desejos, prioridades, valores e expectativas do aluno. Os projetos de vida fazem parte da Escola Jovem em Ação que integra o programa de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em tempo integral.

Coordena a formação a consultora Erika Rodrigues, do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE). Erika explicou que o jovem precisa trabalhar alguns conceitos como saber se comunicar, desenvolver ideias, dominar a leitura e a escrita. “São itens importantes para que os jovens possam assumir responsabilidades no trabalho. Os empregadores não irão empregar jovens que não interagem, que não constroem suas próprias ideias. Os alunos têm a oportunidade de exercitar nos laboratórios da escola, que são os clubes, nas atividades e ações promovidas pelas escolas”, frisou.

Leandro de Souza Vieira, diretor de Educação de Gestão da Educação Básica da Seduc, esclareceu que a formação é um aprofundamento tendo como referência os eixos que norteiam o projeto de vida, que são: desenvolver habilidades para o século XXI, desenvolver competências acadêmicas de excelência e priorizar a formação para valores. “O projeto de vida ajuda os alunos no despertar dos sonhos, em ser corresponsáveis pelo seu desenvolvimento, saber que tem que percorrer caminhos para se alcançar as metas e os sonhos”, destacou.

A educadora Eline Kavalerski, técnica da Diretoria Regional de Educação de Palmas, contou que o projeto de vida envolve todos os professores e a família dos alunos. “Aqui estamos refletindo sobre a pedagogia da presença, isto é, é preciso olhar para o aluno, perceber suas necessidades, capacidades e limitações. O que estamos aprendendo aqui vamos compartilhar com outros professores”, ressaltou.

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