logo

Secretários destacam trabalho conjunto ao assumirem coordenação de Câmara Técnica da Educação

A secretária Adriana Aguiar assumiu a coordenação da Câmara Técnica de Educação do Fórum dos Governadores do Consórcio da Amazônia Legal

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins, Adriana Aguiar, assumiu nesta quinta-feira, 1º, a coordenação da Câmara Técnica de Educação do Fórum dos Governadores do Consórcio da Amazônia Legal, juntamente com o secretário do Mato Grosso, Luiz Castro Andrade Neto, que foi escolhido como vice- coordenador. O anúncio marcou o encerramento das atividades do primeiro dia do 18º encontro do Fórum, que ocorre em Palmas até sexta-feira.

Antes do anúncio dos novos coordenadores, a reunião de instalação da Câmara Técnica de Educação foi marcada por importantes debates que definiram projetos prioritários que serão levados à Reunião Ordinária da Assembleia Geral do Consórcio Amazônia Legal, que será realizada na sexta-feira, 2, para aprovação dos governadores, no intuito de que essas pautas passem a compor o Planejamento Estratégico do Consórcio.

Para a secretária Adriana Aguiar, a implantação da Câmara marca um passo importante para o fortalecimento da educação nos estados consorciados. “A educação deve ser sempre prioritária, especialmente em um consórcio que trata do desenvolvimento da região amazônica, que possui inúmeras especificidades em relação ao restante do País. Vejo nessa coordenação a possibilidade de desenvolvermos, junto com os demais estados, importantes projetos para a educação”, destacou.

Os coordenadores da Câmara Técnica de Educação foram definidos pelos demais membros dos estados consorciados do Fórum da Amazônia Legal, na ocasião representados pela secretária de Estado de Educação, Esporte e Lazer do Mato Grosso, Marioneide Kliemaschewsk; pelo secretário de Educação, Cultura e Esporte do Acre, Mauro Sérgio Cruz; pela secretária da Educação e Desporto de Roraima, Leila Soares de Souza; pelo secretário adjunto da Educação do Maranhão, Daniel Carvalho; e pela secretária adjunta de Educação do Amapá, Neurizete Oliveira.

Já o titular da Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas, Luiz Castro Andrade Neto, reforçou a importância do trabalho integrado entre os estados. “O Consórcio começa a se consolidar como política de desenvolvimento para a região, e a educação não poderia ficar de fora. Somos articuladores e vamos buscar também o apoio da Undime [União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação], dos secretários do interior e da sociedade de forma geral”, pontuou.

Fórum

O Fórum de Governadores da Amazônia Legal foi criado em 2008, com o objetivo de discutir propostas comuns de desenvolvimento sustentável que possam ser implementadas pelos nove estados que compõem a região. Ao final de cada encontro, os governadores elaboram uma carta contendo as principais demandas comuns a todos os estados, a fim de que as reivindicações sejam evidenciadas à sociedade civil e Poderes constituídos.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.