Na noite desta sexta-feira dia (20) a reportagem do Portal do Amaral entrou em contato com o Secretário de saúde de Gurupi Gutierres Torquato depois da nova parcial divulgada pela Secretaria Estadual da Saúde.
A Secretaria de Saúde do Estado não detalhou no boletim quantos dos pacientes estão internados e quantos estão em isolamento domiciliar. Chama a atenção a mudança brusca que aconteceu na cidade de Gurupi, que não tinha nenhum caso e derepente apareceu sete.
Ao Portal do Amaral o Secretário municipal de saúde de Gurupi, Gutierres Torquato afirmou que quanto aos casos que estão sendo acompanhado com a suspeita do novo coronavírus, a Secretaria Municipal da Saúde através da vigilância epidemiológica tem feito todo acompanhamento e que os exames para saber a real situação deverão sair dento de sete dias.
O secretário afirmou ainda que o comitê de crise também tem tomado todas as providências para que possa estar minimizando essa situação indesejada na cidade de Gurupi. “Nosso papel como Secretário Municipal da Saúde tem sido feito da melhor forma possível para que a gente possa minimizar e melhorar as condições da nossa cidade”, afirmou Torquato.
“A Secretaria Municipal de Saúde tem preocupado com toda essa pandemia que tem tomado conta do mundo, graças a Deus aqui na cidade de Gurupi não temos a confirmação de nenhum caso, apenas casos suspeitos, temos tomado todas as providências no sentido de melhorar as condições da comunidade de um modo geral, inclusive iniciamos aí a redução da carga horária dos servidores para 6 horas, estamos organizando EPI´s para todos Agentes de Saúde para que possa levar informações a comunidade da melhor forma possível, a gestão municipal formou parceria com as Instituições de Ensino (IEs) Universidade de Gurupi – UnirG e Universidade Federal do Tocantins (UFT) e com o apoio do Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus para a produção de álcool em gel, que é uma das medidas para controlar a proliferação do coronavírus e, eu tenho certeza que com as nossas universidades, nossos laboratórios, nós vamos produzir grande quantidade e distribuir para comunidade carente”, destacou Gutierres.
O Secretário também afirmou que a Secretaria tem procurado todas as formas para conscientizar a população, levando as informações através de banner, panfletos orientando quanto a importância dos cuidados a serem tomados e, que as Unidades Básicas de saúde estão todas prontas para atender a população, inclusive já está conseguindo 500 exames para ofertar a comunidade para um melhor e mais rápido diagnóstico.