Com o projeto Lixão Zero, Governo do Tocantins busca subsidiar os municípios na gestão adequada dos resíduos sólidos urbanos, com foco na disposição final e ambientalmente adequada
O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, e a diretora de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Ellen Amaral, visitaram na tarde dessa quarta-feira, 14, o aterro sanitário do município de Dois Irmãos, no Vale do Araguaia, a 199 km de Palmas, no noroeste do Tocantins. A iniciativa faz parte das comemorações do Dia do Combate à Poluição, celebrado nesta quarta-feira, 14 e integra a estratégia Lixão Zero no Tocantins cujo objetivo é subsidiar os municípios na gestão dos resíduos sólidos urbanos, com foco na disposição final e ambientalmente adequada.
Dois Irmãos foi o segundo município tocantinense localizado no Vale do Araguaia a cumprir o prazo final estabelecido pelo Novo Marco do Saneamento Básico (Lei nº 14.026/20), que determinou a destinação adequada dos resíduos sólidos urbanos até o prazo de 2 de agosto de 2024.
O secretário Marcello Lelis elogiou a iniciativa do município que se tornou referência por enfrentar o problema e conseguir destinar corretamente seus resíduos sólidos. “Estamos aqui hoje para reconhecer este trabalho e levar esta informação para os outros municípios, o que Dois Irmãos conseguiu construir, o seu aterro, e por determinação do governador Wanderlei Barbosa nós viemos aqui dar este abraço em todo o time da prefeitura”, afirmou.
Inaugurado no dia 2 deste mês, o aterro sanitário do município dispõe de drenagem de chorume, de água pluvial e de gases, além de um sistema de monitoramento integrado. O aterro também conta com uma máquina para triturar galhos e folhas recolhidos na cidade, e todo material orgânico para a compostagem . Segundo o secretário do Meio Ambiente e Agricultura de Dois Irmãos, Gilcélio da Silva Guida, a instalação do aterro sanitário foi um desafio, já que o município teve apenas dois anos para cumprir o prazo e entregar a obra.
O apoio da gestão foi muito importante, pois entendeu que a instalação deste aterro era necessário para o nosso município e depois de muito trabalho colocamos para funcionar, ainda em período de teste”, afirmou. Atualmente, seis municípios já possuem aterros sanitários em operação no Tocantins, sendo quatro públicos (Palmas, Couto Magalhães, Gurupi e Dois Irmãos) e dois particulares (Araguaína e Porto Nacional), conforme dados do Ministério Público. Pelo menos 18 municípios estão promovendo a implantação desses aterros, enquanto outros 116 ainda fazem a disposição dos rejeitos em lixões. No Brasil, o Estado fica em 4º lugar com o maior número de locais com destinação inapropriada de resíduos sólidos.
A diretora de gestão Integrada de Resíduos Sólidos destacou que o governo está empenhado nesta missão, no projeto de zerar os lixões a céu aberto no Tocantins, sendo este um dos principais problemas que o Brasil enfrenta, sobretudo na região Norte.
“Estamos aqui para parabenizar o município de Dois Irmãos por ter enfrentado este desafio e iniciado a operação do aterro sanitário, e que isto sirva de exemplo para os demais municípios para que eles possam também, com o apoio do governo, pensar em soluções para disposição final ambientalmente adequada dos seus resíduos”, completou.
Iniciativa faz parte das comemorações do Dia do Combate à Poluiçãoe integra a estratégia Lixão Zero no Tocantins