Parceria entre Pastas visa oferecer oportunidades de qualificação técnica para jovens e atender demandas do setor produtivo
Em uma reunião realizada na última quarta-feira, 29, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Secretaria de Indústria e Comércio (Sics) do Tocantins discutiram políticas públicas para fortalecer a educação profissional no estado. O encontro teve como objetivo buscar parcerias entre as Pastas e outras instituições para ofertar a educação profissional de forma mais abrangente e efetiva.
O secretário da Educação, Fábio Vaz, destacou que a educação profissional precisa avançar muito no Tocantins e que a intenção é oportunizar as condições adequadas para que os estudantes tenham acesso à formação e possam ter incentivos que garantam a permanência na escola. Já o secretário de Indústria e Comércio, Carlos Humberto Lima, ressaltou que a carência de profissionais com qualificação é um entrave para o desenvolvimento econômico.
A rede estadual de ensino já oferece cursos técnicos para estudantes do ensino médio, como enfermagem, informática e segurança do trabalho. Além disso, as escolas Família Agrícola atendem alunos do campo com cursos técnicos ligados à agricultura, zootecnia, agroecologia, entre outros.
Durante a reunião, foi acordada a formação de uma frente de trabalho entre Seduc, Indústria e Comércio e outras Pastas do executivo estadual com o objetivo de conectar a educação profissional ao setor produtivo. A ideia é atender às demandas específicas dos municípios, promovendo o desenvolvimento territorial e criando condições de empregabilidade para os jovens do Tocantins.
O secretário de estado da educação, Fábio Vaz, finalizou o encontro destacando que as ações conjuntas buscam “fortalecer a educação profissional num contexto que ofereça oportunidades para os jovens concluírem o ensino básico, com qualificação técnica que permitirá o acesso ao primeiro emprego, melhor colocação no mercado de trabalho e que fomentem ainda o empreendedorismo”. Com a parceria entre as Pastas, espera-se avançar ainda mais na educação profissional no Tocantins.