Secretária empossa nova presidente do Conselho Estadual de Educação do Tocantins

logo

Conecte conosco

Secretária empossa nova presidente do Conselho Estadual de Educação do Tocantins

Tomou posse na manhã desta quarta-feira, 22, a nova presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Nilce Rosa da Costa. A pedagoga foi nomeada para a função pelo Governador Marcelo Miranda em substituição a Maurício Reis Sousa do Nascimento.

A cerimônia de posse aconteceu na sala de reuniões da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) em que a secretária, professora Wanessa Sechim, ressaltou a importância do Conselho para a melhoria da qualidade da Educação no Tocantins, que conta com representantes de diversas instituições.

Professora Wanessa Sechim ressaltou que ao assumir a gestão da Seduc foi realizado um diagnóstico do Plano Estadual de Educação, ação coordenada por esse Conselho. “Com informações concretas da rede, das dificuldades, demandas, desafios e principalmente pontos que precisam ser melhorados”.  A professora Nilce traz na bagagem experiências que muito contribuirão para este cargo de tamanha responsabilidade. Já exerceu a função de secretária executiva do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), e compartilhará suas experiências auxiliando na tomada de decisões. A titular da Pasta reforçou que o conselho Estadual de Educação é formado por profissionais voluntários de diversas áreas e instituições.

“A equipe da Seduc tem buscado constantemente o apoio e o assessoramento do CEE diante dos desafios que a educação estadual enfrentava quando assumiu a Pasta, o baixo desempenho dos alunos, a crise financeira do País que nos atinge, a greve dos professores que reivindicavam direitos importantíssimos para a valorização da categoria e o crescimento da carreira e ainda a falta de direcionamento com aqueles que fazem a educação. Conhecendo este cenário, começamos a consolidar uma educação em que a aprendizagem dos alunos se posicione como parte principal de todo o processo educativo. Foram muitas ações planejadas a partir da realidade encontrada”, frisou professora Wanessa Sechim.

Secretária da Educação e a nova Presidente do Conselho Estadual de Educação Janair Siqueira Governo do TocantinsPresidente

À frente do CEE (TO), Nilce Rosa da Costa salientou que trabalhará na implementação de políticas públicas para a educação tocantinense. “Essa é uma função de responsabilidade, envolvimento, em que contarei com o apoio da equipe técnica e dos conselheiros para servirmos a educação. Será nossa prioridade trabalhar para implementar o Plano Estadual de Educação (PEE), pois o sucesso de cada jovem deste Estado depende do nosso empenho”, salientou. A nova presidente agradeceu a confiança da secretária e do governador Marcelo Miranda e finalizou com a citação popular que diz: “na multidão de conselheiros há sabedoria”.

Currículo Resumido

Nilce Rosa da Costa cursou pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), fez pós-graduação e mestrado na Universidade Católica de Brasília. Na Educação tocantinense, trabalhou por 11 anos como professora da Educação Básica, de 1996 a 2000, ocupou o cargo de coordenadora pedagógica em 1998 e 1999; técnica da Coordenadoria de Ensino Médio em 1999/2000, coordenadora da Educação Profissional de 2000 a 2003, superintendente de Educação de 2004 a 2006. Paralelo a estas ações, foi membro do Conselho Estadual de Educação do Tocantins, nos anos de 2003/2004.

Em 2007 ocupou o cargo de assessora da Presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed). Coordenou em 2008 o Programa de Gestão e Valorização do Magistério do Consed em parceria com a Fundação Lemman e Microsoft.  E foi secretária executiva do Consed de 2009/2016.

Em 2003 participou do Programa Norte de Pesquisa e Pós-Graduação – PNOPG, no Projeto: Formação Inicial e Continuada de Professores no Tocantins: Melhoria da Qualidade de Ensino e de Vida pela Fundação Universidade do Tocantins, Campus de Tocantinópolis/2003.  De 2008 a 2014 foi voluntária da Cátedra da Unesco de Juventude, Educação e Sociedade daUniversidade Católica de Brasília na pesquisa avaliativa sobre o Projeto de Segurança Escolar, realizada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.

Conselho

O CEE é formado por 27 membros, que representam instituições de ensino superior particulares e públicas, escolas particulares, pais, estudantes, professores, Sindicato dos trabalhadores em Educação, Ordem dos Advogados do Brasil, e associações comerciais.

Tags:
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA