logo

Conecte conosco

Secretária destaca políticas educacionais em audiência sobre pessoas idosas

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, esteve presente em audiência pública realizada na tarde desta sexta-feira, 16, na Assembleia Legislativa.

O encontro, que teve como objetivo debater ações voltadas para a educação e cultura das pessoas idosas, contou ainda com a presença de representantes do Senado, da Universidade da Maturidade (UMA) e demais setores.

Em sua fala, a gestora defendeu a implementação de políticas públicas voltadas para as pessoas idosas do Tocantins. Para Adriana Aguiar, a educação é um dos principais fatores de transformação na vida das pessoas em todas as idades.

“Nesta audiência pública, nós tivemos a oportunidade de receber dados importantes que nos fazem refletir sobre o nosso dia a dia, nosso trabalho e nossa missão à frente da educação do Estado. Precisamos sempre pensar nas pessoas idosas quando elaboramos políticas públicas voltadas para a educação”, destacou.

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 18% da população brasileira acima de 60 anos ainda é analfabeta. Neste sentido, segundo a secretária, o fortalecimento das políticas educacionais favorece o desenvolvimento da população em todas as faixas etárias.

“O artigo 37 da Lei 9.394/1996, que trata da Educação de Jovens e Adultos (EJA), diz como devemos trabalhar a educação das pessoas que não estão mais em idade escolar. Mas, além disso, quando investimos no ensino e aprendizado desde a alfabetização de nossas crianças, teremos no futuro um cenário em que não haverá pessoas idosas analfabetas em nosso País”, frisou Adriana Aguiar.

Audiência

A audiência pública para discutir a educação e a cultura da pessoa idosa foi promovida pela Subcomissão Permanente de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa, órgão ligado à Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal, presidida pelo senador Romário Farias (PSB).

O ídolo de diversos clubes de futebol e da Seleção Brasileira destacou a importância de se discutir assuntos ligados aos idosos do Brasil. “Aprendi muito sobre as pessoas idosas neste encontro e, no que depender de nosso trabalho, saibam que estamos à disposição para discutir e propor políticas públicas para melhorar a vida de todos”, ressaltou.

Além de Romário, a sessão ainda contou com a presença do senador Eduardo Gomes, do ex-governador Siqueira Campos, do presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade, da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, e dos coordenadores da Universidade da Maturidade, Nélia Osório e Luís Sinésio Neto.

Este último, vice-coordenador nacional da UMA, destacou o trabalho da Universidade na promoção de uma vida melhor aos idosos do Tocantins. “Somos um Estado repleto de pessoas idosas. Precisamos inserir fortemente os velhos nas políticas públicas do nosso Estado”, finalizou.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA