logo

Secretaria de Saúde de Lagoa da Confusão se manifesta sobre a aquisição de respiradores artificiais

O secretário municipal de Saúde de Lagoa da Confusão, Edvaldo Almeida Lima, encaminhou nota à redação do PORTAL DO AMARAL, se manifestado sobre a matéria Vereadora Raíza Guimarães solicita aquisição de respiradores artificiais para Lagoa da Confusão, fazendo algumas colocações a respeito.

CONFIRA A NOTA

Em atenção ao ofício da Vereadora Raíza Guimarães e ao Presidente Homário Lopes, que solicita ao executivo municipal a aquisição de respiradores pulmonares como medida para enfrentamento do COVID 19, informo que, antes da precipitada aquisição, foi solicitado um parecer sobre o assunto ao responsável técnico do Hospital Municipal, segue suas considerações:

“O ventilador é um aparelho médico que realiza ventilação mecânica em pacientes com dificuldades respiratórias graves. O uso de ventiladores médicos requer um ambiente adequado, como uma Unidade de Tratamento Intensivo, pois trata-se de um procedimento de alta complexidade e que requer monitoramento contínuo.

Uma unidade de tratamento intensivo (UTI) ou unidade de cuidados intensivos (UCI) é uma estrutura hospitalar que se caracteriza como “unidade complexa dotada de sistema de monitorização contínua que admite pacientes potencialmente graves ou com descompensação de um ou mais sistemas orgânicos e que, com o suporte e tratamento intensivos, tenham possibilidade de se recuperar.”

No estado do Tocantins, assim como em todo o Brasil, os pacientes diagnosticados com COVID-19 que possuem sintomas graves são encaminhados para os hospitais de alta complexidade, os quais possuem unidades de tratamento intensivo. Esse fluxograma de encaminhar pacientes graves para os hospitais de média e alta complexidade, já é realizado mesmo antes da atual pandemia na qual estamos enfrentando.

A unidade hospitalar de nosso município é definida como unidade hospitalar de pequeno porte, na qual e realizado o primeiro atendimento ou internações de pacientes de baixa complexidade (o hospital municipal de Lagoa da Confusão) não possui estrutura física e nem equipe especializada para procedimentos de alta complexidade. Desta forma, a aquisição de instrumentos que são utilizados em Unidades  de Terapia Intensiva para o Hospital Municipal se torna inviável.” Dr. Joilton Lopes CRM:4481

​Com as considerações do Dr. Joilton , ainda cumpre destacar quê, no ultimo dia 19 de março de 2020, através do ofício 45/2020/CGIES/DLOG/SE/ME, que solicita “Capacidade produtiva de ventiladores pulmonares” pra uma empresa fabricante de ventiladores,  o que sinaliza que o Governo Federal está comprando todos os ventiladores pulmonares em estoque e fabricados no país.

​Nossa referência para pacientes em estado grave é o HGP (Hospital Geral de Palmas. Como bem citado pelo Dr. Joilton, em todos os casos graves, os pacientes são estabilizados, entubados e encaminhados à referência. Sobre a capacidade de atendimento desses pacientes no estado, fui informado pela Assessoria do Governador que próxima semana o estado receberá uma grande quantidade de respiradores à mais nos hospitais de referenciado estado.

​Considera-se também quê, numa possível compra cada respirador em funcionamento, custa em média R$ 90.000,00 (noventa mil reais) a unidade, e sua aquisição seria com recursos do tesouro municipal, o que seria praticamente impossível a aquisição, considerando que necessitaria de no mínimo 05 (cinco) unidades, somadas à equipe especializada de plantão, mais adaptação de sala e oxigênio.

​Pedimos que obedeçam às recomendações de higiene, saiam de casa somente em extrema necessidade e atente às orientações dos profissionais médicos e da Diretoria de Epidemiologia Municipal. Nossa função enquanto município está empenhado ao máximo em favor da população nesse momento.

EDVALDO ALMEIDA LIMA

Secretário Municipal de Saúde

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.