O Bolsa Família é um programa que contribui para o combate à pobreza e à desigualdade no Brasil, envolve as pastas da Assistência Social, Educação e Saúde.
Na secretaria Municipal de Saúde, os profissionais são responsáveis pelo acompanhamento do cartão de vacina das crianças, peso e altura. Esse trabalho é realizado pelas agentes comunitárias de saúde. As informações coletadas são alimentadas no sistema do SUS e com base nessas informações a pasta recebe recursos federais para a implementação do programa.
Em Gurupi, mais um semestre as digitadoras da Secretaria Municipal de Saúde conseguiram atingir a meta de 100% de cobertura na alimentação das informações no sistema, o que representa quase 10 mil beneficiários atendidos e as informações repassadas ao governo federal.
O secretário municipal de Saúde, Gutierres Torquato, destaca que é a terceira vez que Gurupi alcança a meta de 100%, sendo que o obrigatório é atingir 75%. Para o secretário, esse é o resultado do esforço e comprometimento dos profissionais que se empenham no acompanhamento dos beneficiários, assim como na alimentação do sistema, que é essencial para a comprovação de que a Secretaria está realizando o trabalho.
As digitadoras destacam que trabalham com muito comprometimento para ultrapassar a meta estabelecida para que o município seja contemplando com os recursos que serão revestidos na implementação do programa, garantindo a assistência aos beneficiários. Elas destacam ainda que é um orgulho colaborar para Gurupi ser destaque entre os 139 municípios do Estado, além de que esses números colaboram para que o Tocantins seja o Estado melhor colocado no ranking nacional.