Secretaria da Saúde promove Semana Estadual de Humanização na rede de atendimento

logo

Conecte conosco

Secretaria da Saúde promove Semana Estadual de Humanização na rede de atendimento

Evento traz como tema Acolhimento nos Serviços de Saúde, durante a Semana Estadual de Humanização serão realizadas palestras, rodas de conversas e exposições de experiências exitosas nas unidades de saúde de todo o Estado e ações que reforçam a importância da humanização no SUS

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Regulação, Monitoramento e Avaliação do Trabalho na Saúde (DRMATS) realiza, a Semana Estadual de Humanização da Rede SES, em parceria com as equipes de humanização das unidades de saúde geridas pelo Governo do Tocantins. Os eventos acontecem de 25 a 29 de abril e trazem vasta programação com o tema Acolhimento nos Serviços de Saúde.

O assessor técnico de humanização da SES, Wendy Delgado, explicou que a Política Nacional de Humanização (PNH) existe desde 2003 para efetivar os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários.

“A PNH deve se fazer presente e estar inserida em todas as políticas e programas do SUS. Promover a comunicação entre os princípios de humanização pode provocar uma série de debates em direção à mudança que proporcione a melhor forma de cuidar e novas formas de organizar o trabalho. Esta é a intenção da semana que contará com a participação de todas as unidades hospitalares, que terão programação voltada para a temática”, explica o assessor técnico.

O mês de abril, em todo o território nacional, é voltado para incentivo às práticas de humanização da Política Nacional de Humanização (PNH). No Tocantins, as ações serão concentradas nas Unidades de Paraíso do Tocantins, Palmas e Araguaína.

Programação

A Semana Estadual de Humanização será aberta oficialmente em Paraíso do Tocantins, nesta segunda-feira, 25, no Teatro Cora Coralina, às 14 horas. A organização é da equipe do Hospital Regional de Paraíso, Secretaria Municipal de Saúde de Paraíso do Tocantins e área técnica da SES, e contará com a participação de representantes de 15 municípios da região, que farão exposição em banners de ações exitosas de Boas Práticas de Humanização.

O evento terá uma roda de conversa sobre o tema Acolhimento nos Serviços de Saúde com a participação o diretor da DRMATS da SES, Robson José da Silva, o enfermeiro e assessor de humanização da SES, Wendey Delgado, a assistente social e supervisora da humanização do Hospital Geral de Palmas (HGP), Goiamara Borges, e o psicólogo do Hospital Regional de Paraíso, Hugo Marques.

Na quarta-feira, 27, a equipe estará em Araguaína, no Hospital Regional de Araguaína (HRA), das 9 às 11 horas com uma roda de conversa sobre a Gestão colegiada e os desafios de implementar a gestão participativa, proposto pela Política Nacional de Humanização e adotados como estratégia de gestão no âmbito da SES. A programação é organizada pela equipe do HRA, Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN-TO) e Hemocentro de Araguaína (HEMARA).

As equipes do Hospital Geral de Palmas (HGP) e da SES também organizaram uma vasta programação paralela na unidade hospitalar, que tem início na segunda-feira, 25, com a oficina Vida com Saúde é bem Melhor e hora do relax, no hall do 4º piso. Na terça-feira, 26, terá roda de conversa sobre acolhimento, segurança e saúde no trabalho e oficina terapêutica. Na quarta-feira, 27, oficina de sensibilização sobre o brincar no ambiente hospitalar, reunião de integração e feira dos trabalhadores. Já na quinta-feira, 28, haverá bazar solidário, oficina sobre o brincar, hora do relax e atividades com alunos de enfermagem da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

A Semana Estadual de Humanização encerra no Hospital Geral de Palmas (HGP), com a mostra de experiências exitosas, no hall de entrada do setor de internação, das 9 às 12 horas, que contempla a diretriz Valorização do trabalho e do trabalhador e o dispositivo Memória do SUS que dá certo, proposto pela Plano Nacional de Humanização.  A organização deste evento é por conta da equipe de humanização do Hospital Geral de Palmas e da assessoria de humanização da SES.

PNH

A Política Nacional de Humanização (PNH) constitui-se estratégia para colocar em prática os princípios do SUS, no cotidiano das práticas em saúde.  Ela propõe as diretrizes e os dispositivos para melhorar o trabalho, acolhimento, cogestão, defesa dos direitos dos usuários e valorização do trabalhador, que podem ser implementados nos serviços de saúde para qualificação da gestão e do cuidado.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA