Tratamento para a doença é ofertado gratuitamente pelo SUS
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), por meio da Área de Assessoramento da Tuberculose, alerta para a prevenção da tuberculose durante o mês de março. A doença é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que ataca principalmente os pulmões. O tratamento, que dura no mínimo seis meses, é gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A técnica da área da Tuberculose, Werenna Alves Moura, explica que “a Gerência de Doença Transmissíveis/Área Técnica da Tuberculose tem desenvolvido ações para o fortalecimento das estratégias de prevenção e o controle da doença, entre elas, o gerenciamento e a execução de forma complementar das ações de controle da tuberculose no Estado”.
Cabe aos municípios, executarem ações de combate e prevenção à tuberculose. Além disso, as secretarias municipais de saúde devem ofertar o tratamento da doença em suas Unidades de Saúde.
Dia mundial de combate à tuberculose
O dia 24 de março foi o escolhido, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A data foi criada para alertar a população sobre a doença, suas causas, prevenção e tratamento.
Dados da doença no Tocantins
Em 2021, foram registrados 256 novos casos de tuberculose no Tocantins, aumento significativo para o ano, já que em 2020, foram 187 casos.
Mais informações sobre a doença no site da Secretaria de Estado da Saúde – https://www.to.gov.br/saude/tuberculose/4sxezf70g1a8.