A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, professora Adriana Aguiar, participou, na manhã desta quinta-feira, 1º, da abertura do seminário de lançamento da Rede ColaborAção-Undime Tocantins, realizado em ambiente virtual, com o tema ‘Desafios da garantia do Direito à Educação Municipal no Tocantins nas circunstâncias da pandemia’.
O evento contou com a participação dos professores Wheslley Lopes Fonseca, presidente da União dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime) Tocantins; Leonardo Victor dos Santos; Kátia Cristina; Rosilene Lagares, professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT); e Suze Sales.
A professora Adriana Aguiar, titular da Seduc, destacou a atuação da Undime na educação do Tocantins. “A Undime é atuante na articulação com as redes de ensino e cumpre um importante papel nas ações colaborativas. Dentro deste cenário, a gestão municipalista do governador Mauro Carlesse possibilita uma parceria mais profunda entre Estado e municípios para a implementação de importantes inciativas como a formação para educadores das redes municipais, 12 mil vagas disponibilizadas. Gostaria de reforçar que nossa equipe está à disposição das redes municipais de educação, por meio da nossa Assessoria de Apoio aos Municípios, pois entendemos que educação se faz de mãos dadas e com trabalho conjunto”, pontuou.
Para Wheslley Lpes Fonseca, “diante das dificuldades encontradas, na pandemia, é que buscamos uma proposta para melhorar a qualidade da educação. Nos últimos anos, a Undime cresceu bastante, o que pode ajudar os municípios a se tornarem independentes. Agradeço à professora Adriana Aguiar, que é parceira na Educação. Quando idealizamos essa proposta do seminário, a primeira a ser convidada foi a Seduc, porque precisamos tomar decisões juntos, visto que a educação não deve ser dividida em estadual e municipal. Devemos considerar o todo. Essa proposta é para os municípios, é nossa. A Undime representa todos e, assim, é que podemos garantir a oferta do ensino nos municípios, somos suporte para atender a todos. Agradeço à Seduc com a parceria, até mesmo cedendo servidor, para garantir a educação de qualidade com o apoio de quadro de servidor”, afirmou.
Adriana Aguiar ainda frisou o trabalho que o Estado do Tocantins faz na Câmara de Educação do Fórum de Governadores da Amazônia Legal. “No Fórum, como coordenadora da Câmara Técnica de Educação, temos o projeto Alfabetização e Aprendizagem na Idade Certa, em Regime de Colaboração com os Municípios, o que mostra que o Governo do Tocantins trabalha a educação dentro de uma visão municipalista”, completou.
O objetivo principal do projeto é promover a alfabetização e a aprendizagem das crianças de 4 a 10 anos, como também promover a formação para professores e equipe diretiva. O projeto abrange nove estados e 774 municípios e tem como eixos de atuação: formação continuada; monitoramento e avaliação; materiais didáticos, pedagógicos e tecnológicos e infraestrutura escolar.
Colaboradores
São instituições colaboradoras no Fórum do Seminário da Rede ColaborAção-Undime Tocantins a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), o Tribunal de Contas do Tocantins, o Ministério Público do Tocantins, a Universidade Federal do Tocantins, a Associação Tocantinense dos Municípios o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).