Ações estão sendo realizadas em alusão à Semana Nacional de Política sobre Drogas, que culmina no Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, em 26 de junho
A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) realizou palestras com foco na prevenção às drogas em escolas do município de Colinas e Nova Olinda no Tocantins. Ao todo, mais de 300 estudantes participaram dos eventos coordenados pela Gerência de Prevenção contra as Drogas da Seciju, entre os dias 7 e 8 de junho.
A iniciativa partiu da própria Gerência que contatou diversas instituições de ensino do Estado para levar as ações da Pasta em alusão à Semana Nacional de Política sobre Drogas, que culmina no Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, em 26 de junho.
Em Colinas, a palestra ocorreu na Escola Estadual Francisca Pereira Felício, com o intuito de levar a conscientização aos 104 alunos que participaram da palestra sobre o que é cidadania, abordando direitos e deveres, alertando sobre o risco ligado ao consumo de drogas, além de quando e como buscar ajuda profissional no caso de envolvimento com as substâncias ilícitas. Também houve distribuição de cartilhas informativas sobre o tema. Já em Nova Olinda, na última quarta-feira, 8, foi a vez de 245 alunos do Colégio Estadual Doutor Hélio Souza Bueno participarem da ação.
De acordo com o gerente de Prevenção contra as Drogas, Ronan Dorneles, os alunos ainda participaram de uma dinâmica que serviu para elucidar sobre o efeito das drogas no organismo. “Também falamos sobre o trabalho desenvolvido pela Gerência e sua equipe multiprofissional que atua auxiliando pessoas adictas e seus familiares que convivem com o problema”, informou.
Para Ronan Dorneles, a principal ferramenta de enfrentamento ao consumo de drogas entre crianças e adolescentes é a informação sobre os riscos desta prática. “A conscientização entre os jovens continua sendo o melhor instrumento para combater as drogas, além de também trabalharmos com projetos e parcerias para executar a Política. Como estamos no mês da Semana de Combate às Drogas, estamos levando a iniciativa para o máximo de escolas no Tocantins”, salientou.
Conforme a diretora da Escola, Franciete Rodrigues de Castro, a palestra dentro do âmbito escolar auxilia os alunos durante o processo de formação pessoal. “Falar sobre prevenção contra as drogas é essencial, principalmente no espaço escolar, que é um dos locais onde os estudantes têm contato com diversas culturas e valores, necessitando de ações institucionais que os façam refletir sobre as consequências que enfrentarão mediante as escolhas erradas que fizerem e o quanto isso pode impactar de forma negativa na construção do seu projeto de vida”, frisou.