170 mulheres de 13 municípios serão certificadas, em Colinas do Tocantins, nas áreas de gastronomia, beleza e serviços no setor da construção civil
“A cerimônia está chegando e estou cada dia mais ansiosa para receber meu kit e finalmente começar a aplicar o que aprendi com o projeto. É a realização de um sonho ter a oportunidade de tocar o meu próprio empreendimento”. Este é o relato de Kamilla Silva, que será certificada nesta quarta-feira, 27, na 1ª Formatura do projeto Força Mulher, mas poderia ser a voz de qualquer uma das 170 mulheres que serão diplomadas neste dia.
A cerimônia ocorrerá presencialmente no Centro de Convenções do Sindicato Rural de Colinas do Tocantins, a partir das 18 horas. No evento, mulheres de 13 municípios da região receberão seus certificados, estando devidamente aptas a empreender em prol da sonhada autonomia financeira.
Em 2021, primeira fase do projeto, foram realizadas mais de 400 capacitações em 97 municípios nas áreas de gastronomia, beleza e serviços no setor da construção civil.
Cristiana dos Santos, participante do projeto Força Mulher e proprietária do empreendimento Coisa Caseira, em Colinas do Tocantins, conta que a qualificação foi muito importante para aprimorar suas técnicas e está ansiosa para o evento de formatura.
“Fiz um curso de panificação que me ajudou muito no manuseio das máquinas e na preparação do meu produto, minha clientela aumentou e agora já planejo me formalizar para continuar a progredir com o meu negócio”, enfatiza.
Moisés Gomes, superintendente do Sebrae Tocantins, destaca que durante a formatura, terá a entrega do canudo com certificado e as mulheres receberão ainda um kit de materiais e insumos básicos para empreender, podendo assim, utilizar os seus talentos para gerar renda e melhorar a qualidade de vida.
“Agora, elas estão devidamente preparadas para entrar em um mercado de trabalho competitivo e galgar seus espaços, podendo empreender até mesmo em suas próprias casas, perto de suas famílias”, enfatiza o superintendente.
Nesta quinta-feira, 28, será a vez de Porto Nacional. Cerca de 135 mulheres de 11 municípios serão certificadas. No mês de agosto outras 6 regiões do Estado também receberão as formaturas.
Projeto Força Mulher
Como alternativa para vencer a crise econômica agravada pela pandemia, o Sebrae idealizou, em 2021, o projeto Força Mulher. O objetivo é proporcionar às mulheres tocantinenses, em situação de vulnerabilidade social, condições necessárias à abertura de novos negócios.
O Sebrae entrou com a capacitação empreendedora e as instituições parceiras com a capacitação profissionalizante.
Foram destinados R$9 milhões provenientes do Sebrae Nacional, articulados pela senadora Kátia Abreu, somados aos R$1,5 milhão de emenda parlamentar, que garantiram o custeio das atividades e o kit de materiais e insumos para empreender.
O Força Mulher tem como parceiro as Prefeituras Municipais, por meio dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) e conta com o apoio do Sistema Fieto/Senai, Sistema Fecomércio/Senac, Sistema Faet/Senar.
A metodologia com marca registrada pelo INPI já é referência nacional e está sendo prospectada agora pelo Ministério da Economia para ser aplicada em outros estados brasileiros. (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)