No evento, empreendedores tocantinenses participam de atividades de capacitação e troca de experiências
Jalapão, Taquaruçu e Serras Gerais são destinos que encantam o Tocantins e fazem do Estado referência nacional em belezas naturais. Por acreditar nesse forte potencial turístico, além da riquíssima gastronomia, o Sebrae aposta no desenvolvimento e visibilidade desses destinos nos cenários nacional e internacional. Por isso, os atrativos naturais do Tocantins ganharam destaque na maior feira de Turismo da América Latina – a ABAV Expo 2023, que ocorre até a próxima sexta-feira, 29, no Riocentro (RJ).
A empreendedora Emilly Nunes Cardoso, proprietária da Farinhada do Preto, localizado no município de Almas, sudeste do Tocantins, relata que há 5 anos ajuda os pais a cuidarem do estabelecimento da família, que oferece turismo de experiência sobre a produção da farinha. Participando pela primeira vez da ABAV, ela acredita que a experiência adquirida na feira será única para seu negócio. “Vou levar conhecimento e uma visão mais ampla de tudo e o Sebrae tem sido fundamental na construção do nosso sonho, porque além de proporcionar nossa participação em eventos como este, os analistas vão dando instruções quando temos dúvidas sobre o que fazer no negócio”, ressalta.
“Nosso objetivo na ABAV Expo é adquirir conhecimentos sobre a pesca esportiva e implementar novas ideias e práticas na cidade”, aposta Adrielli Machado Ferreira. Ela é proprietária de um hotel localizado em Paranã. Segundo a empreendedora, participar da feira é uma experiência única que amplia a visão para o sucesso do negócio. “O Sebrae nos deu consultoria financeira, assim identificamos muitos pontos negativos que não víamos no dia a dia e a partir desse treinamento, temos um novo olhar para o hotel”, diz.
Para o superintendente do Sebrae, Rérison Antônio Castro, a ABAV Expo 2023 é uma forma de conectar e divulgar o empreendedorismo do Tocantins para o mundo. “O Sebrae está comprometido em preparar os empresários para promover o turismo do Tocantins, e mais uma vez estamos presente na ABAV com nossa equipe técnica e 140 empresários”, reforça.
No estande do Tocantins, o Sebrae apresentou o roteiro da Rota Quilombola, além dos atrativos de três regiões turística do Estado: Jalapão, Serras Gerais e Serras e Lagos. “Nosso objetivo é fazer com que o turista fique mais tempo no Tocantins e isso tem sido excelente, porque o turismo acaba desenvolvendo várias cadeias econômicas do Estado”, frisa o superintendente.
Rota Quilombola
Representando o povoado Mumbuca, Sara Sousa, proprietária do restaurante da Praianha Mumbuca, afirma que a experiência na feira agrega conhecimento e possibilita levar a cultura Quilombola para o restante do País. “Tive a oportunidade de mostrar a história da comunidade, a cultura, a identidade e os costumes. Também falamos sobre a promoção do turismo de base comunitária, que é promover uma experiência com a gastronomia, a arte e a cultura do nosso povo”, completa.
O gerente do Sebrae, Bruno Vieira, destaca que a instituição atua fortemente no turismo do Estado. Segundo ele, o Sebrae trabalha atualmente em mais de 45 municípios, por meio dos agentes de roteiro turístico. “Com esse trabalho estamos estimulando, apoiando e fortalecendo as estratégias dos Destinos Turístico Inteligente. Também estamos com o projeto Tocantins + Turismo em parceria com o Governo do Tocantins, na iniciativa estamos levando capacitações aos empreendedores”, enfatiza.
ABAV Expo
ABAV Expo, que é o maior evento do mercado do Turismo brasileiro e uma das principais do calendário latino-americano. Reúne os principais players do Turismo do Brasil e do mundo e é a grande vitrine e o ponto de encontro para o lançamento de novidades e apresentação de tendências para o mercado profissional do turismo, além de ser um ambiente de negócios, relacionamento e capacitações. Está em sua 50ª edição e é organizada e realizada pela ABAV Nacional. Foi apontada por 72% dos profissionais da indústria como o evento de maior relevância para participar em 2022, segundo pesquisa da ABAV em parceria com o Sebrae, realizada em junho de 2021.