Sebrae lança em 20 municípios projeto piloto da Rota Gastronômica Estadual 

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Sebrae lança em 20 municípios projeto piloto da Rota Gastronômica Estadual 

Iniciativa faz parte das ações promovidas pelos Agentes dos Roteiros Turísticos do Tocantins 

Com o propósito de fomentar e promover o turismo gastronômico no Tocantins, o Sebrae realizará nos meses de setembro a novembro, o projeto piloto Rota Gastronômica Estadual. A iniciativa pretende atender 20 municípios e irá ofertar cursos, capacitações e consultoria a aproximadamente 200 empresas do segmento gastronômico do Tocantins.

De acordo com o diretor técnico do Sebrae, Rogério Ramos, as rotas gastronômicas são oportunidades de destacar a identidade culinária dos municípios. “Ao promover os sabores autênticos das regiões, as rotas criam um diferencial competitivo que atraem turistas, além de incentivá-los a explorar a diversidade cultural e histórica local por meio da gastronomia”, pontua.

O diretor destaca também que ao criar iniciativas como estas, as autoridades municipais e associações comerciais podem abrir portas para novos empreendedores no setor de alimentação. “O fortalecimento dos pequenos negócios é fundamental para impulsionar a economia local. Uma estratégia eficaz para promover o turismo e estimular o setor de alimentação é a criação de rotas gastronômicas”, enfatiza.

Walbenia Lemos, analista do Sebrae e coordenadora estadual do Turismo, destaca que as rotas gastronômicas incentivam a colaboração e o networking entre os estabelecimentos de alimentação. “Os empreendedores podem oferecer pacotes combinados, descontos especiais e eventos temáticos, agregando valor à experiência do visitante. Haverá também um catálogo Gastronômico digital traduzido para o inglês. Essa colaboração fortalece a comunidade empresarial e possibilita o compartilhamento de conhecimento e boas práticas”, relata.

As rotas gastronômicas são uma poderosa ferramenta de divulgação e promoção para os pequenos negócios de alimentação. Por meio de campanhas de marketing específicas, guias impressos, presença online e parcerias com agências de turismo, é possível ampliar a visibilidade dos estabelecimentos participantes, alcançando um público mais amplo e atraindo novos clientes.

Além de fortalecer os negócios locais, o turismo gastronômico impulsiona a demanda por produtos frescos e ingredientes locais, beneficiando produtores agrícolas e fornecedores da região. Além disso, o aumento do fluxo de turistas gera empregos diretos e indiretos, contribuindo para o crescimento da economia local. “Investir nessa iniciativa é um passo importante para criar uma cidade vibrante, repleta de opções gastronômicas encantadoras e oportunidades para os pequenos empreendedores”, finaliza o direto técnico do Sebrae, Rogério Ramos.

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