Durante um encontro com os profissionais da imprensa na manhã desta segunda-feira, 03, no espaço Sebraelab, o diretor superintendente do Sebrae Tocantins, Moises Gomes e o Presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Rogério Ramos, divulgaram um balanço envolvendo números consolidados na atual gestão. Os dados destacaram o Tocantins como o estado da região norte que mais empregou por meio dos pequenos negócios nos últimos quatro meses. Também foi assinado um termo de cooperação técnica com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado, para desburocratizar e modernizar as normas que regulamentam o processo de liberação da autorização de funcionamento das empresas.
Conforme os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o estado da região norte com maior geração de empregos, proporcionalmente, pelos pequenos negócios é o Tocantins. Foram gerados 2.254 novos postos de trabalho entre os meses de janeiro e abril deste ano. Comparados com a abertura de vagas nesse mesmo período de 2018, houve um crescimento de cerca de 25%. O setor de serviços foi o que mais gerou novos postos de trabalho, empregando cerca de duas mil pessoas.
Durante o encontro, o Sebrae assinou um termo de cooperação técnica com Corpo de Bombeiros para agilidade e simplificação em processos de liberação da autorização de funcionamento de empresas. “Hoje uma empresa demora cerca de 15 dias para ter seu alvará de funcionamento emitido pelos bombeiros. Essa parceria com o Sebrae permitirá que a autorização para as atividades de baixo risco, exercidas em até 750m ², sejam emitidas, de forma imediata, pela internet. Com certeza será um marco de desenvolvimento do nosso estado tanto para empresas que já estão quanto para as que pretendem se instalar no futuro”, explicou o comandante-geral e coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, Reginaldo Leandro da Silva.
“Com esse saldo positivo na geração de empregos pelos pequenos negócios em 2019, acreditamos que essa parceria com o Corpo de Bombeiros abrirá as portas do Tocantins para o desenvolvimento. A desburocratização é uma tendência global e o Sebrae estará sempre ao lado dos empresários, incentivando ações que tenham como foco estimular a abertura de novos negócios e resolvendo problemas reais. O convênio, dentro outras ações, prevê a mudança nas legislações para que essa ideia se torne realidade. Só existe ambiente de negócios saudável onde tem regulação e clientes satisfeitos”, ressaltou Gomes.