Com o objetivo de ocupar o tempo, aprender uma atividade profissional e estar em convívio social, adolescentes e socioeducadores do Centro de Atendimento Socieducativo (Case) de Palmas realizarão uma feira de hortaliças nesta sexta-feira, 29, na Secretaria Estadual de Agricultura (Seagro).
A iniciativa faz parte do Projeto Horta Renascer desenvolvido dentro do Case juntamente com os adolescentes que cumprem medida socioeducativa. O projeto pretende expandir a ação em diversos órgãos públicos.
Conforme o coordenador do Case, Eduardo Fontoura, o Projeto Horta Renascer visa ocupar, educar e capacitar os adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa. “Os adolescentes envolvidos nesse projeto estão desenvolvendo várias habilidades no que tange o cultivo de hortaliças e também de relacionamento entre eles próprios e também com os servidores que trabalham dentro da unidade. A feira, especificamente, os levam para retorno ao convívio social e isso ajuda a prepará-los para o regresso a suas comunidades”, destacou.
Participam do Projeto cinco adolescentes internos do Case durante o contraturno escolar. Para a comercialização os adolescentes e a equipe que trabalha com o projeto levarão 300 pés de alface, 60 molhos de rúcula, 60 de cheiro-verde e 60 pacotes de couve. Parte do valor das vendas é reinvestido no para subsidiar e aumentar a produção das hortaliças.
Horta Renascer
O Projeto Horta Renascer ensina desde preparo da terra, processo de plantio, adubação, irrigação e venda. A horta produz a cada 40 dias 4.600 pés de alfaces que são vendidos para a empresa Vogue Serviços de Alimentação que oferece refeições a algumas unidades do sistema penitenciário e socioeducativo, e para a sociedade geral através de momentos como o do dia de hoje; além de outras hortaliças como couve, rúcula, pimentas, cheiro-verde e abóboras.