Saúde promove I Seminário Estadual de Segurança do Paciente do Tocantins

logo

Conecte conosco

Saúde promove I Seminário Estadual de Segurança do Paciente do Tocantins

Na programação do evento serão debatidas ações integradas para a gestão da segurança do paciente em serviços de saúde do Estado

Dados registram que 829 brasileiros morrem diariamente em hospitais públicos e privados por falhas que poderiam ser evitadas. O número equivale a três mortes a cada cinco minutos, sendo a segunda causa de morte mais comum no Brasil, como aponta o anuário da Segurança Assistencial Hospitalar no Brasil realizado pelo IESS (Instituto de Estudos de Saúde suplementar) em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.

Com base nestes números e o compromisso de promover ações integradas para a gestão da segurança do paciente em serviços de saúde do Estado, a Secretaria Estadual da Saúde por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária Estadual (DVISA) em parceria com Núcleo Estadual de Segurança do Paciente do Tocantins (NESP-TO), realiza no próximo dia 05 de dezembro, no auditório do Palácio Araguaia, das 8 às 18h, o I Seminário Estadual de Segurança do Paciente do Estado do Tocantins.

Na programação do evento, questões relacionadas à área da saúde e vigilância hospitalar serão debatidas por profissionais de renome estadual e nacional, que atualmente estão à linha de frente do cuidado com o paciente.

Segundo a coordenadora do serviço de Segurança do Paciente da VISA Estadual, Cristina Freitas, durante todo o dia, serão debatidos diversos temas relacionado ao assunto. “Dentro das atividades haverá palestras, mesa redonda e debates para os coordenadores das Vigilâncias Sanitárias Municipais de vários municípios do Tocantins, diretores de hospitais, coordenadores de Núcleo de Segurança do Paciente e Comissões de Controle de Infecção Hospitalar, trabalhadores da saúde, universidades, Conselhos de Classe, representantes de entidades, associações, sindicatos, Ministério da Saúde, Ministério Público Estadual e Defensoria Pública do Estado”.

Segundo as equipes da Coordenação do Núcleo de Segurança do Paciente e a Diretoria de Vigilância Sanitária Estadual (DVISA) que estão na organização do Seminário, o evento é mais uma forma de difundir conhecimentos por meio de discussão de temas relevantes vivenciados sobre Segurança do Paciente.  “A intenção da gestão é efetivar as ações de vigilância e cuidado com usuário da rede de saúde, normatizando as boas práticas de atendimento ao paciente no Estado” observa o diretor de Vigilância Sanitária Estadual, Thiago Botelho acrescentando que objetivo também do encontro é apoiar e incentivar a implantação e/ou implementação dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) nos estabelecimentos de saúde.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA