A ação foi realizada em alusão ao dia 31 de maio (comemorado o Dia Mundial sem Tabaco) e o foco foi de conscientização à população sobre os riscos do tabagismo. No entanto, em qualquer ocasião, o usuário do SUS pode ir à UBS João Manoel dos Santos, no Centro de Gurupi.
A palestra que aconteceu na própria UBS João Manoel dos Santos, foi ministrada pelo médico Dr. Álvaro Alencar,
que juntamente com a equipe, realiza um importante trabalho com fumantes que querem deixar o vício. “Grupos são formados e uma vez por semana acontecem os encontros, onde orientações são dadas para que o fumante consiga deixar o cigarro. Qualquer pessoa pode participar e não tem custo algum”, explicou o médico que destacou os riscos do cigarro.
“O cigarro é uma droga. A pessoa que fuma tem maior risco de desenvolvimento de diversas doenças crônicas, como câncer, doenças pulmonares e cardiovasculares”, advertiu o especialista.
Os interessados que desejam participar do programa, devem se cadastrar na UBS João Manuel, localizado à Rua 06, entre Avenidas Minas Gerais e Rio de Janeiro, de segunda à sexta-feia, das 08h às 12h e das 14h às 18h. Para maiores informações ligar (63) 3315 0111.