Em Informativo Técnico encaminhado à imprensa, a Diretora de Proteção e Vigilância a Saúde de Formoso do Araguaia, Iracy Barbosa Gomes, informa que a Secretaria Municipal de Saúde vem realizando desde o mês de junho e vai até 30 de setembro, a ação de busca ativa do triatomíneo (barbeiro) e borrifação em residência onde são encontrados os vetores de espécie colonizadoras na zona rural do município.
A Diretora de Proteção e Vigilância a Saúde explica que a pesquisa é realizada pelos técnicos da Vigilância em Saúde com o objetivo de capturar o Triatomíneo. (barbeiro) vetor transmissor da Doença de Chagas. Ela ressalta, ainda que o trabalho de educação em saúde é realizado mês a mês pelos Agentes Comunitário de Saúde. Tal ação acontece apenas uma vez ao ano em cumprimento a pactuarão.
Visitas domiciliares
Até o momento já foram visitadas 05 localidades com 157 imóveis pesquisados, 16 imóveis borrifados, 307 exemplares de Barbeiros capturados. Todos os insetos são entregues ao Laboratório Entomológico Municipal para análise e identificação das espécies.
Sobre a doença
A doença de Chagas é uma infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, cujo principal vetor é o inseto “barbeiro” contaminado. O barbeiro funcional como uma espécie de intermediário entre o protozoário e o ser humano. O inseto pica um animal silvestre já infectado e depois transmite a doença para as pessoas.
Leia mais sobre Formoso do Araguaia