Localizado na cidade de Formoso do Araguaia, e com a presença do Diretor Regional de Educação, Davi Abrantes e equipe, o Colégio Estadual Benedito Pereira Bandeira realizou na última quinta-feira (27), na Praça da Perimetral, o 9º Sarau Poético do Projeto de Leitura Magia e Sentimento.
O evento contou com a participação do Coral Plenitude, da Igreja Assembleia de Deus Madureira, das escolas da rede municipal, estadual e particular, bem como, da Escola de Canuanã – Fundação Bradesco, IFTO – Instituto Federal do Tocantins.
Durante a programação cultural aconteceu o lançamento da Antologia Poética – Ensino Fundamental e Ensino Médio, e de mais seis livros produzidos pelos alunos do Colégio Estadual Benedito Pereira Bandeira, que concorreram a uma premiação.
Livros
Os livros lançados pelos alunos foram os seguintes:
> Notas da minha vida (Ada Vitória Andrade Silva – 1ª Série);
> Inspiração & Inocência (Gleyciane Bispo da Silva – 1ª Serie);
> Entrelinhas (Viviane Silva dos Santos – 2ª Série);
> Vi no Mundo e escrevi pra você! (Gabriel Rodrigues Bezerra – 2ª Série);
> Encontros e Desencontros (Elisângela Viana Barbosa – 3ª Série) e Triste Sofrer (Jessilene Rodrigues de Sousa – 8º Ano).
Aluna da 3ª Série do Ensino Médio, Elizângela Viana Barbosa, foi a vencedora do concurso e recebeu um notebook. Os demais, receberam um kit escolar. Após a premiação, iniciou-se as apresentações do recital de poesia que contou com a participação de 22 estudantes, sendo 11 do Ensino Fundamental e 11 do Ensino Médio.
As apresentações foram divididas em duas etapas, turno vespertino e matutino. O Sarau foi apresentado de forma dinâmica, sendo que os temas retratados chamaram atenção do público por serem atuais: “violência, bullying, suicídio e preconceito, o evento ainda contou com temas voltados para economia, política e cidadania”. Os temas abordaram uma crítica social. Os estudantes foram preparados durante o ano para mostrar a sociedade os problemas existentes e provocar reflexões.
A diretora da unidade escolar, Isabel Ferreira Rocha Lima, informou que o Projeto Magia e Sentimento possibilita a integração entre turmas e também o envolvimento da sociedade, pois todas as premiações foram por meio de doações. Ainda segundo a diretora, a realização deste evento possibilitou o elo forte entre escolas e estudantes, porque cada unidade de ensino convidada fizeram apresentações voltados para temas que retratam sobre as vivências humanas .