A Prefeitura de Sandolândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, comemora os novos números da Saúde no município, mostrando assim, que o trabalho desenvolvido pela aguerrida equipe da Secretaria já começou a dar resultados bastante positivos.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Previne Brasil veio para reestruturar a forma de enviar recursos aos municípios para investir nos cuidados básicos em Saúde. Além disso, incentiva os municípios a cadastrarem mais usuários nos postos de saúde do Brasil, ampliando o vínculo entre pacientes e equipes de saúde.
Há alguns meses, o município encontrava-se nas últimas posições, em relação as outras cidades tocantinenses. Por isso, seguindo a uma determinação do prefeito Radilson Lima, que sempre apoiou as ações da Saúde, novas estratégias de trabalho foram colocadas em prática e que foi determinante para esses resultados positivos que hoje encontra-se em 12º lugar, inclusive a frente dos maiores municípios do estado, Gurupi, Palmas e Araguaína.
Para Sandolândia foi uma vitória de todos os profissionais, da gestão que presta o suporte necessário para realização de seus trabalhos, como o prefeito Radilson Lima, seu vice Luciano Barreto, Secretária Lorena Nunes, Diretora Elenir Rocha e o Assessor Técnico Francisco Rubens.
“É certo que precisamos juntos melhorar ainda mais, mas com dedicação de todos nós, possamos conseguir melhores resultados. Somos uma equipe, aqui todos são importantes para o sucesso desse projeto, todos mesmo, sem exceção”, finalizaram a Secretária de Saúde, Lorena Nunes
Os indicadores definidos para o incentivo de pagamento por desempenho devem atender às seguintes Ações Estratégicas: Pré-natal, Saúde da Mulher, Saúde da Criança e Condições Crônicas. A escolha dessas áreas considerou a relevância clínica e epidemiológica das condições de saúde vinculadas. Os indicadores selecionados atendem a critérios como disponibilidade, simplicidade, granularidade, periodicidade, baixo custo de obtenção, adaptabilidade, estabilidade, rastreabilidade e representatividade dos dados utilizados no cálculo.
Quanto mais ações são vinculadas aos indicadores a seguir, o município recebe esse repasse, com o formato positivo para incentivá-los a desenvolver estratégias que aproximem os trabalhadores da saúde como a população em geral e todos ganham.
Indicador 1: Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 20ª semana de gestação; – Indicador 2: Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; - Indicador 3: Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; – Indicador 4: Cobertura de exame citopatológico; – Indicador 5: Cobertura vacinal de Poliomielite inativada e de Pentavalente; – Indicador 6: Percentual de pessoas hipertensas com Pressão Arterial aferida em cada semestre; – Indicador 7: Percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada.
“Parabéns para nós, somos uma equipe. Parabéns aos nossos profissionais da Saúde, a nossa população e o nosso objetivo é chegarmos ao topo na próxima parcial do estado. Estamos em 12° lugar e isso mostra o quanto crescemos e estamos investindo para melhorarmos nosso atendimento no âmbito da saúde”, afirmou o prefeito Radilson Lima.