A prefeitura Municipal de Sandolândia do Tocantins por meio da secretaria municipal da saúde, continua firme na ampliação da vacinação contra a covid-19. Nesta segunda-feira (12), a ampliação chegou para pessoas de 30 anos de idade ou mais.
A vacinação está acontecendo entre as 8hs às 11hs, na Feira Coberta. Em Dorilândia a vacinação será realizada das 14hs às 16hs, no Colégio Pequeno Príncipe. Todas as pessoas deverão comparecer munidas com o cartão de vacina, CPF, cartão do SUS. As doses são limitadas.
Já na próxima quinta-feira (15), a ampliação contemplará as pessoas com idade de 18 anos ou mais, sendo que na sede do município a imunização acontecerá entre as 8hs às 11hs, na Feira Coberta. Já no Distrito de Dorilândia, a vacinação será realizada das 14hs às 16hs, no Colégio Pequeno Príncipe com o imunizante CoronaVac.
De acordo o responsável pela imunização no município, Athos Diego, esse avanço é uma determinação da gestão municipal que não tem medido esforços para atender toda a comunidade, os grupos prioritários, mas também o público em geral.
Diego ainda reitera que essa medida é em benefício da saúde da comunidade, “queremos assegurar o quanto antes uma maior proteção da população, evitando que as pessoas percam o prazo da D2 e, também, conter possíveis novas variantes”, concluiu Athos Diego.
O vacinômetro atualizado do município de Sandolândia do Tocantins divulgado nesta terça-feira, (13), aponta que o município já recebeu 2.357 doses do imunizante, sendo que 1.649 ou 48.89% das pessoas já foram imunizadas com a primeira dose e 534 ou 15.83% com a segunda dose contra o novo coronavírus, totalizando 1.190 ou 92.91% de doses aplicadas até o momento.
Lembrando que as pessoas que foram vacinadas contra gripe (H1N1), deverão aguardar 14 dias para se vacinarem contra a covid-19 e aqueles que ainda não foram vacinados, já está disponível para todos que desejarem a partir dos seis meses de idade.
Recomendações
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão, principalmente aos grupos de risco, e alerta sobre a importância da higienização das mãos com água e sabão, uso do álcool 70%, e uso da máscara.
Ressalta que o esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo Coronavírus. Dessa forma, o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.