A prefeitura municipal de Sandolândia, localizada na região sul do estado do Tocantins, iniciou na manhã desta quinta-feira 15, através da secretaria municipal de saúde, a vacinação contra o novo coronavírus (covid-19), para as pessoas de 18 anos ou mais sem comorbidades.
O cronograma de vacinação foi realizado, conforme orientação do ministério da saúde e distribuição das doses de vacina, através da secretaria estadual de saúde, sendo assim realiza de forma decrescente, com pessoas de 79 anos ou mais com comorbidades e depois com pessoas sem comorbidades, até a vacinação de hoje para pessoas de 18 anos sem comorbidades.
O município de Sandolândia tem pouco mais de 3.326 habitantes, e recebeu até o momento 2.437 doses da vacina contra a covid-19 e já vacinou 49,51% da população com a primeira dose e 15,86% da população com a segunda dose da vacina, totalizando 2.220 doses aplicadas.
O prefeito Radilson Lima destacou a alegria em poder estar vacinando as pessoas de 18 anos sem comorbidades, contemplando assim um maior de imunizados no município. “E com muita alegria que iniciamos na manhã de hoje a vacinação contra a covid-19 para as pessoas com 18 anos ou mais, graças a Deus e as doses das vacinas disponibilizadas pelo governo federal e distribuída pelo governo estadual, vamos conseguir fechar o dia hoje, com a maior parte da nossa população vacinada com a primeira dose contra a covid-19, que para todos ela é uma dose a mais de esperança”, comenta o prefeito.
O gestor ainda destaca a importância de ter a população vacinada e do empenho da equipe de saúde pelo trabalho de excelência que vem desempenhando para a imunização de toda a população do município. “Com a vacinação da nossa população, vai ajudar o nosso município a retornar a normalidade e a economia com mais rapidez, e o mais importante, ter nossa população toda protegida contra a covid-19, e que não percamos mais nenhuma vida em decorrência desse vírus. Gratidão a equipe da saúde pelo trabalho que vem sendo realizado para proteger nossa população”. Radilson Lima
Segundo a secretária de Saúde, Lorena Nunes, a partir do momento em que começaram a receber as doses das vacinas contra a covid-19, buscaram realizar as campanhas de vacinação de acordo as orientações do ministério da saúde. “Para conseguirmos vacinar o mais rápido nossa população, sempre respeitando e realizando todos os cuidados e medidas de proteção. No decorrer desse ano tivemos somente um pico de 38 casos no mês de março, e após isso, graças a Deus e aos cuidados de nossa população, obtivemos uma queda considerável até zerar os casos dentro de alguns meses.
A Secretária comentou do gargalo em poder vacinar nesta data de hoje pessoas com 18 anos de idade ou mais sem comorbidades, o que é considerado uma grande vitória para o município. “Agora pela manhã a equipe de saúde, vacinou as pessoas com 18 anos ou mais em Sandolândia, e na parte da tarde, a equipe de saúde estará no distrito de Dorilândia vacinado também as pessoas com 18 anos ou mais, e vamos continuar trabalhando para que nossa população seja completamente vacinada, tanto com a primeira como com a segunda dose” comentou Lorena Nunes, secretaria municipal de saúde de Sandolândia