Foi sancionado e virou lei, o Projeto de Lei Nº 001/2017, aprovado pela Câmara de Palmas, que dispõe sobre o Dia Municipal do Doador Voluntário de Sangue. O PL que deu origem à lei foi proposto pelo vereador Filipe Martins (PSC –TO) e tem por objetivo aumentar a quantidade de doações de sangue na Capital.
A Lei 2.384 foi publicada no Diário nº 1996 de 10 de maio de 2018, data que entrou em vigor, e institui o segundo sábado de agosto como Dia Municipal do Doador Voluntário de Sangue, para homenagear as pessoas que doam sangue, além de informar e conscientizar a população sobre a importância de ser doador de sangue.
De acordo com o conteúdo do PL, no Dia Municipal do Doador de Sangue, serão realizadas atividades lúdicas e mutirões de coleta em escolas, hospitais, shoppings, praças e demais espaços de acesso público.
Para o autor da propositura, é imprescindível que as coletas de sangue atendam as regiões sul, central e norte da Capital, a fim de facilitar a locomoção e acesso dos doadores.
“Doar sangue é um ato de solidariedade humana, que ajuda a salvar milhares de vidas todos os dias, através das transfusões de sangue. Agradeço a sensibilidade do parlamento deste município em entender a importância e relevância da matéria fazendo com que fosse aprovada e transformada em Lei”, declarou Filipe Martins.