O Sesc e Senac Tocantins estão presentes no Salão Nacional do Turismo 2023, levando as singularidades turísticas, gastronômicas e culturais do nosso Estado para um dos maiores eventos do setor, no país. Maior vitrine do turismo brasileiro, o evento está retornando após um hiato de 12 anos.
Para o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni, a participação reforça a força de nosso estado. “A presença do nosso estado em um evento como este reforça a relevância do nosso turismo frente ao cenário nacional. Por isso, o sistema comércio também está presente, para mais uma vez, demonstrar toda a importância e destaque que as entidades que compõem o nosso sistema fornecem para o setor de turismo. Um compromisso que está no nosso DNA”, afirmou.
Palco Sesc
Em parceria com o Sesc nacional, o evento irá levar atrações culturais representando os 26 estados e o Distrito Federal, mostrando a diversidade a sonoridade eclética do país. Em parceria com o Sesc Tocantins, a Secretaria Estadual de Turismo fez uma curadoria para selecionar a atração tocantinense AmazoniCanToria, que irá levar o show Sons do Tocantins, no dia 16/12, às 12h.
O grupo é formado por Braguinha Barroso, Dorivã, Genésio Tocantins, Juraíldes da Cruz e Lucimar, artistas locais renomados. Com um concerto com músicas autorais, vozes, violão e percussão, eles prometem uma apresentação autêntica das tradições e da alma tocantinense.
Cozinha Show
Já com o Senac nacional, a parceria vai promover uma série de palestras e debates em um espaço chamado de Núcleo do Conhecimento, além das experiências gastronômicas com os pratos típicos regionais apresentados no Cozinha Show.
O Tocantins será representado com o tradicional Chambari (ou Chambaril), feito pela chef e instrutora do Senac Tocantins, Roberta Ribeiro, no dia 15/12, às 19h45. Esse ensopado de carne bovina é considerado a comida-símbolo nas mesas dos tocantinenses, acompanhado com farinha de puba e pimenta. O prato é Patrimônio Cultural e Gastronômico do estado, desde 2017, juntamente com a buchada e a paçoca de carne seca.
Salão Nacional do Turismo
Ocupando um espaço de 25 mil metros quadrados, o evento oferece uma oportunidade única para visitantes explorarem algumas das melhores atrações turísticas do Brasil. O evento não se limita apenas à música; a gastronomia também terá um papel de destaque. Além de uma ênfase na volta ao interior e à natureza, a edição destaca produtos de tendências e novidades, refletindo a busca por experiências autênticas.
Durante os três dias, os participantes terão a chance de vivenciar experiências relacionadas a cinco grandes temas: Turismo de Natureza, Turismo Rural, Sol e Praia, Turismo Cultural e Turismo de Tendências, que serão desmembrados pelos stands das cinco regiões do Brasil, sendo elas: Centro-Oeste, Sudeste, Sul, Nordeste e Norte.