Saber MP promove conhecimento e aproxima acadêmicos da realidade do Ministério Público

logo

Conecte conosco

Saber MP promove conhecimento e aproxima acadêmicos da realidade do Ministério Público

Nesta terça-feira, 20, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) abriu suas portas para mais uma edição do projeto “Saber MP – Democratizando o Conhecimento”, que  reuniu acadêmicos do 2º e 7º período do curso de direito do Centro Universitário Católica do Tocantins (Unicatólica), em uma tarde de troca de experiências e aprendizado.

O chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, promotor de Justiça Abel Andrade Leal, apresentou  a palestra  “Atribuições do Ministério Público” e falou aos alunos acerca  do papel fundamental da instituição na defesa dos direitos da sociedade e como os futuros profissionais do direito podem se inserir nesse contexto. Depois conduziu os alunos pelos corredores da sede do MPTO, onde lhes apresentou os órgãos e departamentos da instituição.

“Foi uma honra recebê-los. Espero ver alguns de vocês no futuro, seja como promotores de Justiça, servidores concursados ou estagiários no MPTO. Quem tem interesse e se dedica ao estudo sempre encontra seu lugar”, incentivou o promotor, ao compartilhar sua trajetória pessoal e reforçar a importância da perseverança no caminho para a carreira pública.

 

Novas perspectivas

Criado em 2022, o projeto Saber MP tem sido uma ponte crucial entre o Ministério Público e os acadêmicos de diversas universidades do estado. Ao levar estudantes para conhecer de perto o funcionamento da instituição, o projeto estimula uma compreensão prática do que é o Ministério Público e como ele atua em prol da sociedade.

João Victor Lima, aluno do segundo período de direito da Unicatólica, saiu do evento com uma nova perspectiva: “O promotor Abel nos deu uma visão muito ampla sobre o trabalho do Ministério Público. Ele contou um pouco da sua experiência, que foi muito inspiradora para nós. Eu não conhecia o prédio, nem os ambientes onde os promotores atuam, então foi uma experiência muito gratificante. Agradeço pela  oportunidade”, comentou.

Além de promover uma aproximação entre estudantes e a realidade do Ministério Público, o projeto Saber MP reforça o compromisso da instituição em democratizar o conhecimento e contribuir para a formação dos futuros operadores do direito.

Universidades interessadas em participar das próximas edições podem entrar em contato com o MPTO para agendamentos a partir de janeiro de 2024.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA