Neste sábado (07), foi realizado o Dia D de vacinação contra a raiva animal em Gurupi. A Secretaria Municipal de Saúde por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) disponibilizou 27 postos de vacinação distribuídos na zona urbana da cidade.
A campanha já havia sido antecipada em alguns setores, como João Lisboa e Vila Independência, ainda no mês de fevereiro, para desafogar a demanda do município. Na zona rural a vacinação também começou no dia 05 de março e finalizou no dia 20 e imunizou cerca de 1.700 animais.
Foram disponibilizados 200 servidores para a campanha. O Coordenador do CCZ, Henrique Alencar, ressaltou que a vacina é a única forma de prevenir que o animal venha desenvolver a raiva e transmiti-la ao homem. Essa é uma doença fatal ao ser humano. “É importante a população gurupiense saber que deve evitar deixar seu animal solto nas ruas e que, em caso de mordida de cachorro ou gato, procurar imediatamente uma Unidade de Saúde mais próxima, onde será avaliado, orientado, e de acordo com o caso, vacinado ou não”, enfatizou Henrique.
A dona de casa, Maria Aparecida, foi logo pela manhã para imunizar seu cão de estimação na UBS do Setor Vila Íris. “Fiquei sabendo da campanha e já trouxe meu cachorro. É importante cuidar dos nossos animais, tenho sempre todo o cuidado e mantenho as vacinas em dia”, disse.
O dia D aconteceu das 08h00 as 17h00. A expectativa do município é imunizar 12.000 animais, entre cães e gatos. No próximo sábado (14), serão atendidos com a vacinação antirrábica os setores Madrid, Campo Belo e Industrial. Quem não vacinou seu animal ainda, pode levá-lo ao CCZ de Gurupi para imuniza-lo. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 08h00 as 18h00.